Pesquisar este blog

domingo, 18 de dezembro de 2011

Desafio dos 100 Poemas Brasileiros em 100 Dias

No Pão de Açúcar
de cada dia
dai-nos Senhor
a poesia
de cada dia

Oswald de Andrade 

Boa noite,ou bom dia, pois passamos da meia noite. Depois de muito tempo sem escrever devido a questões profissionais, (in)felizmente, terei mais tempo para voltar-me a dedicar algumas horas do dia a esse blog. Mas,não é sobre isso, sobre mim, que venho escrever aqui:
Para começar, recentemente, no facebook de uma amiga, recebi um desafio ao qual foi colocado no blog http://mundopublico-universosparticulares.blogspot.com/ , que consiste em postar 250 músicas,uma por dia.Em resposta a esse desafio direi:Sim,eu aceito,mas responderei ele a minha forma a minha maneira, te desafiando também.
Há alguns meses atrás, recebi de presente de o livros "Os Cem Melhores Poemas Brasileiros do Século" , seleção de Italo Moriconi, da editora Objetiva, 2001.Recentemente,tenho lido diversos autores: Albert Camus (a peça Estado de Sítio,O Estrangeiro, A Peste),Franz Kafka (A Metamorfose,O Processo, O Castelo) Walter Benjamin ( A modernidade e os modernos),George Orwell (1984),Mikhail Gorbachev ( A Perestroika), Aldous Huxley (As Portas da Percepção, Céu e Inferno,Admirável Mundo Novo, Regresso ao Admirável Mundo Novo, A Ilha), Chico Buarque (Fazenda Modelo-Novela Pecuária), José J. Veiga (A Hora dos Ruminantes)...porém pouca atenção dediquei a poesia, seja por motivos de trabalho ou predileção pessoal.Pois bem,como uma forma de me incentivar a leitura de poesia e de todos os leitores farei uma campanha/desafio, para incentivar a leitura em nosso país. tendo em vista o crescente número de leitores e de "citadores" de autores na internet, penso que é mais do que oportuno mostrar,inclusive as novas gerações d eleitores e poetas, o que seus predecessores produziram até como forma de aperfeiçoamento literário,filósofico,intelectual e talvez moral. Por isso. falareio: Desafio a todos a postarem cem poemas em cem dias em blogs, redes sociais, em qualquer lugar onde se possa ler e dividir a leitura.
Para isso,resolvi usar como obra guia e referência a obra de Italo Moriconi, e postarei aqui apenas poemas de autores brasileiros, sei que é um risco pois posso resvalar nas predileções pessoais do autor,mas se é para começar que seja por um porto seguro ou não, pos não importa a ida e sim a chegada. Importante: Não é obrigatório a quem for participar seguir essa linha de ação minha, sigo ela por uma questão puramente didática, é válido desde autores internacionais, desconhecidos a produções pessoais, sejam individuais ou coletivas. Só é pedido que sejam Poemas e que coloquem a referência sobre os autores e a obra (e salientar quando for anônimo).Seguindo a divisão do livro, dividirei em tópicos. O primeiro se chamará "Abaixo os puristas".
E como primeiro poema, publicarei aqui "Poema de sete faces" de Carlos Drummond de Andrade.Boa noite e boa leitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário