Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de abril de 2011

Os 10 modismo de novela que fizeram mais sucesso


21/05/2010
às 7:47 \ Televisão

Os 10 modismos de novela que fizeram mais sucesso

Não há nada como a moda lançada por um personagem para determinar o sucesso de uma novela – afinal, se o figurino da TV ganhou as ruas é sinal de que a trama “vingou”. Confira as roupas e acessórios que viraram mania.
Por Milene Chaves 


tirado de Os 10 modismos de novela que mais fizeram sucesso 
(comentário:Também poderia ter se chamado "10 coisas que sua mãe usou no passado u.u")
10 – As meias de lurex, em Dancing Days

O ano era 1978 e a disco music se estabelecia como gênero musical do momento. Na discoteca fictícia Frenetic Dancing Days, o legal era dançar com sandália de salto alto, usada com meias coloridas de lurex. O sucesso do look foi tão grande que o assunto foi parar na famosa revista americana Newsweek, que abordou a influência da novela sobre os hábitos de consumo dos brasileiros.


9 – O brinco de sandra, em Água Viva

Sandra (Glória Pires) inaugurava na novela de 1980 o que viria a ser uma moda típica dessa década: o brinco de um lado só. Outro modelo usado pela personagem, par de Kadu Moliterno, tinha forma de raio (detalhe), feito de ouro e assinado pelo joalheiro Antonio Bernardo, que emplaca joias que são hits em novelas até hoje. O item foi sucesso de venda – e de cópia, evidentemente.


8 – As faixas da viúva Porcina, em Roque Santeiro

Das músicas aos bordões, tudo era marcante nessa novela de 1985, feita de tipos caricatos como a exagerada viúva Porcina. Seu visual levava muito pano e estampa, maquiagem forte e, principalmente, enfeites de cabeça, como turbantes e faixas. Esta última ganhou versão de tricô e era vendida em camelôs. Com nó como enfeite, tornou-se a versão usável do Porcina’s look, como ficou conhecida a extravagância da personagem vivida por Regina Duarte.


7 -A franja de Solange, em Vale Tudo

Por causa da profissão, de editora de moda, a personagem Solange, vivida por Lídia Brondi, precisava se destacar na caracterização. Tarefa cumprida com simplicidade: o cabelo ganhou uma franja e a cor avermelhada – tudo devidamente imitadíssimo nos salões de beleza nacionais. Junto com os palitos para prender coques, o look definia o ar dos tempos de 1988, ano em que a trama foi veiculada.


6 - O vampirismo de Natasha, em Vamp

A pacata e fictícia Armação dos Anjos, RJ, ficou infestada de vampiros em 1991. A mais famosa deles era a cantora Natasha, interpretada por Claudia Ohana. Seu visual roqueiro-vampiresco agradou aos adolescentes, que imediatamente adotaram a maquiagem carregada, com direito a batom cor de vinho, os colares de crucifixo ou caveira, o esmalte bem escuro e muito, muito preto.


5 -A estética de Babalu, em Quatro por Quatro

Letícia Spiller estourou nessa novela, de 1994. Sua Babalu era carismática e despachada, mas imbatível mesmo era a caracterização dessa manicure carioca suburbana, meio vulgar, mas de bom coração. A receita: tops que deixavam barriga e ombros à mostra, usados com micro-saias ou micro-shorts e margarida artificial nos cabelos – esta, febre de camelô (no detalhe).


4 - As sainhas de Darlene, em Celebridade

Assim como a Babalu de Quatro por Quatro, a Darlene de Deborah Secco também era uma manicure carioca suburbana. A diferença é que, mais do que amor, esta personagem, agora numa novela de 2003, queria mesmo era fama. Cômica, sua atuação ganhou mais graça com as famosas micro-saias jeans pregueadas, que foram parar nas vitrines das lojas de roupa.


3 - Os vestidos longos de Vitória, em Belíssima

De algodão ou malha, coloridos, estampados ou bordados, os vestidos longos, geralmente de alcinha, eram a peça-chave de Vitória – e pareciam mesmo perfeitos para dar o ar de mocinha à personagem de Cláudia Abreu, que rivalizava com Bia Falcão (Fernanda Montenegro). Eles foram adotados em massa pelas brasileiras no verão 2005/2006, que vestiam a roupa com sandálias rasteiras.


2 – Os itens indianos em Caminho das Índias

Dá-lhe kajal, delineador, lápis de olho e rímel para marcar os olhos. E haja camelô para comportar a venda de bindis (símbolo do terceiro olho), pulseiras de metal multicoloridas e brincos enormes. A culpa é da indiana Maya, vivida por Juliana Paes na trama de 2009. Batas, cores fortes e até sáris, a veste típica da Índia, entraram subitamente na moda por causa desta novela.


1 - A minissaia Renatinha, em Viver a Vida

Mais uma saia curta se tornou mania por causa de novela. A míni ultra-justa e de cintura alta, usada pela Renatinha de Bárbara Paz, é uma moda de passarela, lançada na década de 1990 por Hervé Léger. Ele é o criador das roupas-bandagem, feitas de faixas elásticas que modelam o corpo. Retomada em 2009, essa moda só foi parar nas ruas, mesmo, em 2010, depois que a personagem, uma modelo, legitimou seu uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário