Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Pai (Welligton Alves de Almeida,71 anos depois)



Pai,eu nem sempre fui um bom filho.Muitas vezes meti os pés pelas mãos,e deixei me perder nos vícios.Pai,nunca consegui esconder de você toda vez que voltava para casa, com cheiro de cigarro ou bebida, e mesmo assim mentia, dizendo que não tinha feito nada.Pai,eu amei errado na vida, machuquei gente querida, sem querer chorei e feri.Pai,nem sempre ouvi seus conselhos,me choquei com seus preconceitos, e mais de uma vez levantei a voz contra você.Pai,eu ainda  não tenho o equilíbrio emocional que você queria, não aprendi a deixar as coisas acontecerem por si.Continuo teimoso, turrão,egoísta.E não adianta dizer tudo isso a você,porque...
Pai,o café da manhã tá na mesa.Eu pego o que é meu e vou pra sala.Quase nunca estou na cozinha,e muitas vezes me alheio das coisas de casa.Pai, eu vejo você se matando de trabalhar, tentando pagar o que não dá pra pagar.Sempre preocupado levando a mão na cabeça.Suando com a aposentadoria que deveria lhe dar um conforto da vida.Mas cujo o dinheiro sempre não dá para o mês durar.Pai,vejo você discutir sobre dinheiro com minha mãe e minha irmã, tentando fazer elas vê que a situação não dá, e a gente sempre tentando mostrar que dá...Mas,pai...
Você fica dormindo na cadeira de balanço da sala ou reclama de que na televisão não tem absolutamente nada.Se cobre com cobertores e senta na cadeira de plástico na varanda,de madrugada.Te pergunto se você tá bem, e muitas vezes você não diz nada.E fica ali durante horas,enquanto a chuva lá fora cai forte,e te ameaça fragilmente.Pai,você nunca quis admitir sua fraqueza,muitas vezes fez coisas e faz que não deveria,por simples dever ou teimosia.Pai...
Você aprendeu duramente o que é a palavra "carinho". Na vida sofreste muito com as escolhas, impostas ou não, de duros caminhos. Muitas vezes tiveste o orgulho ferido.Dos seus amigos, os muitos que te deixaram sozinho, você aprendeu a não confiar em ninguém, só em Deus.Sua família, viveu muitas vezes sobre o peso de ressentimentos e mágoas. Partidas.Feridas abertas a traição por golpes de espada.Que mesmo assim calado você aguentou, brigou, gritou e esmurrou na faca sem jamais uma palavra a mim revelar.Histórias que só depois de muitos anos, quando alguns dos atores humanos, na carne já não se encontravam mais. E minha mãe,sem o senhor saber, me contava...
Pai,a gente não conversa muito.Você ignora a maioria das coisas que se falam ou dizem a meu respeito. Os comentários cruéis, as piadas e os preconceitos. Nem sempre és educado,ou fino. As coisas que me envergonho de ter feito e que andei escondedo de ti.A pessoa que você não conheceu, que chamasse de vagabunda, mais que entreguei meu coração e vi ele morrendo, porque eu não soube amar direito. De outros pais que já tiveram ou tem ódio do teu filho.Das cicatrizes que eu carrego no peito comigo.Do amigo que me abandonou, no pior momento. De tanta coisa que esqueço, pai...
Muitas vezes o que anda no meu coração conto no meu diário virtual que o senhor nunca leu, a algum amigo querido (virtual ou vizinho). Ou a minha mãe que me visita o quarto todas as noites antes da bença.Que repito desde pequeno toda noite.Antes de rezar a Deus pelo nosso lar.E de durmir nem sempre em paz...
Pai, o jantar está na mesa.O almoço muitas vezes na correria não comemos juntos,e nunca fomos a um estádio de futebol ver o Sport jogar.Mas sempre torcíamos juntos na sala de estar.Discutimos politicamente, eu e  meus vovôs defendendo FHC em nome da classe média e você puto com aquele sociológo que chamou tristemente o senhor de "vagabundo".Depois, foi o Lula assumindo o poderme nós discutindo sempre pela sua defesa cega pelo PT, não importando os defeitos.Ás vezes,misturamos os papéis, e nem sempre fomos amigos...
Mas,pai, obrigado por você ter parado de fumar, quando eu era pequeno.Pai,você já não pode mais beber seu whisky, e a cerveja faz sua pressão arterial aumentar. Pai, cuida mais da sua saúde. Você já nos deu tantos sustos.Não sou mais aquela criança, mesmo que você ás vezes não vê.Mas sinto falta de quando eu ficava sentado nos seus ombros vendo o show de palhaço chocolate no shopping recife.Me preocupo,e tenho medo de um dia chegar e não te ver...
Pai,saiba que, diante de tudo isso.Eu não canso de dizer.Você é meu herói meu bandido.Você não precisa fechar sempre as janelas quando sair.Eu ainda tô aqui.Não vou deixar você sozinho outra vez.Me perdoa a insegurança,eu ás vezes não tenho a coragem que você teve.Sou imaturo e muito menino.Pode ser que demore,mas, um dia vou aprender as coisas direito e com mais atenção a fazer, acredite em mim.
Pai,você sempre torceu por mim.No vestibular quando você raspou a minha cabeça por passar em História lembra?E quando agia bobamente,espalhando a todos que eu tinha passado em duas faculdades, e eu estava na federal.Eu ficava meio idiota sem saber,mas,como você sempre me amou,e não pude ver?
Pai , um dia esse país vai mudar, pode crer. Um dia, a gente dá um jeito e muda as coisas para você. E entre as bobagens da TV talvez você novamente em vós alta vai poder dizer que sente orgulho do país que eu e tantos outros filhos ajudamos a fazer.Da mesma forma que eu sempre senti orgulho aqui dentro por tudo que você é  para mim.Da mesma forma que eu admiro você.Pai...
Só tô em paz quando eu tô bem contigo.Nunca mais esqueço de um domingo, que brigamos e você foi passear com meu finado cachorro Nick, ele foi mais filho do que eu naquele dia.E chorei pedindo perdão com dor na consciência. Das vezes que pensei em matar ou morrer.Me jogar do alto do prédio do CFCH, por causa dos amigos que há muito fizeram o mesmo.Das paixões que não soube cuidar a respeito. Das tentativas toscas de me dar bem com alguém.Das ficadas e aventuras. De quando chego tarde da noite em casa.Do beque que uma vez provei.Das vezes que duro sem grana, fui pedir dinheiro a você.Pai...
Quando na última segunda-feira, comemoramos a minha monografia, você dividiu uma cascata de chocolate e as pizzas que compramos no restaurante comprometendo o dinheiro que nem temos.Nos meus aniversários o senhor sempre foi perfeito.Se falta os presentes, o fundamental nunca me deixasse sem dar.Do seu jeito,ao me abraçar,dizia eu te amo,vacilantemente e...
Pai,quero muito que um dia você veja meus filhos, o meu emprego, a minha esposa.E hoje 15 de julho no seu aniversário, recordo a cara de felicidade pelo singelo presente, um casaco e um squente, que você feliz sorriu, para se proteger do frio, meu "soldadinho".Porém saiba d euma coisa, nunca se esqueça que se nada disso der certo, eu vou mandar tudo ás favas e vou voltar pro seu abraço.Mas pai se não der,saiba que,mesmo assim...Pai,eu te amo.


Pelos seus 71 anos.Do seu eterno dieguinho, negão,biloludo,diego maradona...
Do seu eterno menino, do seu filho
Diego Costa Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário