Pesquisar este blog

sábado, 12 de março de 2011

A Verdade (ou O Vale das Sombras)



Uma musiquinha pra entrar no clima...

...E ainda que eu ande no vale das sombras da morte, não temerei mal algum.
Trecho de  tradicional oração entre os cristãos de todo mundo.


Há mais mistérios entre o céu e a terra do que supõe sua vã filsofia...
Hamlet, William Shakespeare.


Se eu acredito em espirítos,não sei...Mas que eles existem, existem!
dito popular.


Eu não tenho medo da morte.Tenho medo do que poderia ter sido realizado e não foi.Sendo assim, para mim é quase natural o que muitos vêem como "sobrenatural".Prefiro o termo na versão inglesa:SUPERNATURAL.Título aliás de uma boa série norte-americana e que passava no SBT.Porque é isso o que representa para mim, uma supernaturalidade que me envolve em cada recanto do meu ser.Da infância ao que eu sou agora.Desde pequeno,tenho mais medo dos vivos do que dos mortos, porque os primeiros podem realmente me atingir, como já demonstraram diversas vezes na minha até agora, curta estada no plano material.
Eu sou obrigado pela vida a acreditar em espíritos:Minha casa é contemplada por um médium.Engraçado esse termo, pois segundo o espiritismo,todos nós somos médiuns.Eu,você.Todos.Minha família tem laços antigos com a umbanda:Minha mãe é bahiana (como se isso fosse algo especial),e já frequentamos terreiros.Me lembro de parte da minha infância,indo de cara amarrada ao terreiro de dona Cicéra,uma respeitável senhora que mantinha seu local de culto em algum lugar de são martin,um bairro de Recife.ela era terna e maternal,mas,eu não me sentia bem ali...Na verdade,até bem pouco tempo atrás me sentia meio estranho em relação a cultura afro,e até com o fato de ser negro.Não pela cor,mas,pelo estranho laço que envolve a minha cor de pele com os mistérios do outro lado.
Me lembro de um episódio de minha infância:Era um casamento,não me lembro de quem,mas se não me engano,era na igreja da Soledade (ironia...).Estavamos na cerimônia,e eu,um lindo moleque de três anos,olho para a porta da Igreja e grito em vós alta:VOVÓ!Interessante,é que ela tinha morrido poucos meses antes de meu nascimento.E segundo meus pais,ela teria morrido triste,indignada de não ter me conhecido.Engraçado,é que passei longos anos da minha vida,chamando minha finada tia-avó de "avó",porque segundo meus pais,eu via ela na figura de sua irmã.
Tinha medo do escuro,via vultos.Toda vez que faltava luz,eu desmaiava de medo.Até o dia que minha mãe me mostrou que o que há na escuridão há na luz.Desmaios...quando garoto eu sofria de epilepsia de pequeno mal,e vivia desmaiando sem motivo aparente.Os médicos não tinham explicação,os médiuns,alguns bem intencionados,e ignorantes diziam:Joga esse menino pra incorporar que resolve!Minha mãe jamais o permitiu,meus pais tem bom senso.
Participei de escursões em que via pessoas de branco indo para o interior do estado fazer rituais a jurema sagrada.Durante muito tempo,eu me sentia de lado,estranho.Até um dia que eu,antes de durmir,disse a minha mãe que não queria mais ir.E até hoje,nunca mais pisei num terreiro de novo.E meus pais se desligaram do qual frequentava.Erámos católicos,sincréticos:O padre chegava a visitar nossa casa,sem desconfiar que nos fundos havia um lugar reservado aos "santos".Santos não aprovados pela Igreja Católica Apóstolica Romana.E pelos evangélicos claro.
Porém, sempre tive intolerância,a intolerância religiosa.Ai de quem chega perto de mim e fala mal de uma religião!Religião que vem do termo latim Religare, que significa religar-se com algo.Sempre tive isso forte em mim.
Então,nos tornamos espíritas.E somos até hoje, apesar de meus pais ainda manterem seus compromissos com os "santos".Tranca-rua,mestre canuto e dona gia.Sempre nos visitam fim de ano,ou quando temos problemas.São pretos e pretas sábios,risonhos (Tranca rua é um fanfarrão nato!),dão uns belos sustos quando meu velho pai de 70 anos os recebe.E dão belos sustos:Além de importantes revelações.No fim da rua de minha casa,tem um terreiro:Me lembro de quando eles fazem os seus cortejos,indo em direção a praia,os Êres, espíritos de crianças,incorporados em seus cavalos,como são chamados os médiuns nessa corrente afro,pulando com dedo na boca,como sacis.Recebendo todo o Axé,energia vital,vinda da chuva forte.Eu e meus pais ficavamos na varanda do segundo andar olhando e vendo aquele belo espetáculo de fé.Há os Dias de são cosme e damião...
Imagino o quanto o assunto deve incomodar.Não os pre-julgo:Também,não tneho tanta naturalidade com o assunto.Não sou um médium.Não os vejo,nem os ouço,nem tenho faculdades especiais.Mas,eu os sinto,sou muito sensível.A pele fica arrepiada,sinto sua presença,seus sentimentos...
E tambm,dou boas risadas:Quando me lembro da vez que eu estava num centro espírita no cabo de santo agostinho,e um médiun,com sindome de Down,senta ao meu lado e diz:Você é diego, não é?Respond que sim,então ele espertamente falou:Você tem o mesmo nome de uma de suas encarnações na Espanha,quando você era um INQUISIDOR ESPANHOL.Quem me contou é meu espírito guia,ele disse que você MATOU TODOS QUE ESTÃO NESSA SALA.Ah,mas ele mandou avisar que você e ele ERAM GRANDES AMIGOS.Na hora controlei o pensamento,quando entrei na consulta espiritual e encontrei um médium com um espírito eu nuco chinês me perguntando se eu tava bem,e nos meus quinze anos de idade respondi:Ah tá tudo em paz,só queimei mais 50 pessoas na fogueira da Inquisição...
Que amigo FDP eu tive!
Outra,foi quando em piedade,em uma conversa com a dirigente da casa eu falei que sentia uma estranha adiração por Adolf Hitler.Ela respondeu,engraçado,na minha última encarnação eu morri numa câmara de gás.Eu respondi na hora:NÃO FUI EU,EU JURO!O TRIBUNAL DE NUREMBERG NÃO PROVOU NADA CONTRA MIM,E QUEM TE DISSE DO CONTRÁRIO TA MENTINDO!Eu falei sério,ela se estourou de rir...ela disse que durante muito tmepo tinha medo de alemães,mas,disse que não era eu...será?
Também descobri uma vez que o meu cartaz tava alto,quando numa sessão espírita perguntaram sobre mim a um espírito obsessor e ele respondeu:Esse daí?É uma alma sebosa!Não vale nada,pense numcabra ruim!Espere daqui a um tempo e de uma chance a ele pra você ver...E não que é de certo modo ele tava certo?Algumas pessoas que o digam...
Outra vez,foi quando eles chamaram a minha "mulher",pelo qual eu estava apaixonado de vagabunda.Fiquei puto,e um ano depois de tudo ter terminado,o sacana do tranca rua chega pra mim e diz:Tá vendo que eu tava certo,negão?
FDP...
Apesar de toda a graça...as vezes sinto que nem tudo são flores,como na semana passada.Aonde o medo é pálpavel,a dor é pungente e a tristeza profunda.É,ela pode ter cores vermelhas num vestido ou óculos fundo de garrafa,ainda continuam vampiros,por não se libertarem de suas malfadadas vidas passadas.Quando se perde esperança no futuro,o presente é vázio e o passado uma prisão.
Atualmente,estou em tratamento espiritual.Como espírita (e cristão,o que nunca deixamos de ser),sei de meus compromissos com a vida presente e com o próximo.Trabalho,e me sinto feliz ensinando.Pois sei que estou ajudando a formação de vários homens e mulheres.E sei,do compromisso com aqueles que precisam de mim.Fiz muito mal,mas posso fazer muito bem.Só me basta as pessoas darem a oportunidade.Não sei ainda totalmente o que é a lei de amor.Mas estou aprendendo que ele vai mais que o simples sexo,e que num momento certo ele salva.Como um abraço.

Um comentário: