Pesquisar este blog

domingo, 8 de maio de 2011

Cristina Conceição Costa

"Bem aventurada és tu,entre as mulheres...bendito o fruto do vosso ventre..."
Trecho de Ave-Maria,oração católica.

Só as mães são felizes!
Cazuza, cantor e compositor carioca.



"Todo homem é como uma espada: Se ele não têm uma bainha, ela irá cortar, ferir e enferrujar por conta do sangue derramado.Toda espada precisa de uma bainha,porque só quando ela tem uma bainha é que o homem pode encontrar a paz. A mulher é a bainha do homem,é aonde ele pode retornar e descansar.E ser detido,e encontrar a paz."
Ova de Samurai X (Rurouni Kenshin: Meiji Kenkaku Romantan).

Amar é sofrer:Está provado semânticamente que as palavras Amor e dor são verbos que se rimam.E se completam como dois gumes de uma única espada.

Eu odeio o jeito que você vive me perguntando se "eu estou bem".Então respondo que sim,então de
novo você diz "mesmo?".Novamente digo que sim,então você se cala.Mas,não consegue disfarçar:Desconfiada, você sabe que em uma hora ou outra,cedo ou tarde irei falar.Irei te procurar.E você ao fim de meu relato dirá:"Eu sabia que você não estava bem!".

Então você me acorda carinhosamente, faz um café-da-manhã maravilhoso,e vou feliz para o mundo.Eu sei,isso é raro,e é bem provável que nunca mais encontrarei breakfast´s, almoços e jantares como esse.Então aproveito,enquanto posso,e te exploro com mamaos,sucos de limão e laranja,sopas,saladas,pennes,queijo assado,milk shake achocolatado...
Sempre te que ser você a serenar os ânimos daqui de casa: Brigas com minha irmã (que é a minha "madrasta",para o bem e para o mal), meu pai de 70 anos e eu mesmo.Todos contra você,e você sozinha arruma casa, faz comida, cabelo de clientes (os poucos fiéis que te visitam) e ainda assim,mesmo assim, me lembro de você ainda agradecer a Deus (com D maíusculo), todos os nasceres do sol,os pássaros,e a beleza da vida.
Sempre te ouço dizer:"Estou cansada!".É sempre você está cansada,e não é para menos.Prancha,escova,alisamento,unhas,progressiva...suas clientes parecem que querem sua vida!Pouco,muito pouco,mal dá pras contas,e entretanto, você ainda dá uma grana quando pode ou não pode, a esse homenzarrão eternamente sem grana,que se sente incomodado,e tentado,a gastar tanto.
Não admites ateus na família:Isso deve ser porque você veio da Bahia, e carrega essa religiosidade tão característica.Existem poucos espíritas como você.Mesmo antes de meu nascimento,você já me queria assim:Suicída, tirano, autoritário, ciumento, orgulhoso, cruel e acima de tudo, egoísta, demasiado,egoísta.
Eu odeio não conseguir te odiar por tanto tempo:Eu me sinto mal,não consigo durmir.Então de mansinho,como criança ou meio que idiota,chego pra você namaior cara de pau,e te peço "desculpa".Então,surge toda aquela sabedoria de vida com uma voz séria de mãe mística africana,e irás dizer "Lembra que eu te falei...",em cima de sua cama,antes do Evangelho Segundo o Espiritismo.Me calo,deito minha cabeça entre suas pernas,buscando o útero de qual eu saí, o conforto que eu perdi,e meu olhar distante se distrai com seu carinho em meus cabelos anelados.
Te peço e mesmo quando não peço,há não ser muito cansada, passas em meu quarot,me escuta, ou se durmo,me cobre.Nem sinto,ou ás vezes sinto não sentir.O sono é mais gostoso.E aí de quem me chamar de FDP:Poucas são as pessoas pelo qual eu daria a vida numa batalha.Quase nenhuma mulher mereceu isso.Meu amor.
És sem noção: Já rimos tantas vezes pelas suas mancadas e minhas mancadas.Não temos non-sense:Minha irmã a mais racional e cerebral da família,sempre da uma lição de moral,e nem parece que é filha!Em compensação,todo fim de mês, quando ela está arriada com dores abdominais,e de cabeça ou qualquer doença,lá vai pacientemente cuidar dela.Os papéis invertidos,voltam a seus irônicos eixos.
Tens um quê de profeta;De tão sensitiva,consegues prever acontecimentos ou saber dos mesmos sem nem eu contar.O que explica uma vez você ter chegado para mim,no meio de uma conversa via net com uma doce amiga,dizer "Vê se vocês dois não inventam de ter conversas suicídas nem de se matar,tá me entendendo?",e isso com cerca de seis meses de antecedência da (feliz) tentativa frustrada de morte.Ou quando em conversas por telefone,do nada perguntas:"Você tá comendo essa menina?", e ela tentando falar comigo,e congelado digo "não"."Há-rá!Andou sarrando com ela na grama do laguinho da federal de novo hein?",incrédulo pergunto, "não,por quê?",e respondes esperta"O jeito que sua roupa tá e a grama na camisa de lã,te denunciam...".Medo,muito medo...
Você me viu chorar,sangrar,sofrer.Possuído,colérico,histérico.Querer morrer,me matar,matar.E toda manhã uma drágea de fluoxetina manipulada da Roval,e toda noite me lembras do rivotril.Ah,quantas vezes chorei,briguei:Por que não entendes?Por que você julgava a menina?Eu que amo tanto, grito tanto,e já cansei de me perder.A culpa não foi nossa,não foi minha.Desesperado eu caía,e me esquecia de você.
Quando numa barraca suicída,numa cidade ensolarada,eu queria dormir e não acordar.Ela tinha seu conto de fadas,e o inferno me consumia,e não conseguia respirar.O paraíso ao lado,o inferno aqui.Uma bela noite na fortaleza, você me liga, depois de uma semana adoentada por sentir a minha dor,você quase grita e diz "SEJA HOMEM E PARE DE CHORAR POR ESSA RAPARIGA!SAIA VAI PEGAR UMA PUTA,E DEIXE DE SER FROUXO E DE FRESCURA.VOCÊ FOI PRA IR POR CAUSA DELA?NÃO!ENTÃO SEGUE TUA VIDA E VAI SE DIVERTIR!".E numa noite que tinha tudo para ser uma droga,foi o único dia no setembro inteiro,em que fui feliz (e beijei a mais bela maranhense que eu conheci).
MÃE!POR QUÊ?PORQUE NÃO CONSEGUI AMAR SEM SER AMADO, GOSTAR ASSIM SEM FERIR E SOFRER?POR FAVOR,POR FAVOR?ME DIZ ONDE EU ERREI?ME DIZ AONDE ACERTAR"
Preciso,ainda saber,como amar...E viver, sem remorsos, erros ou ódios.Apenas para saber, como ser,e como amanhã será.
Nunca eu me derramei tanto,quando no dia em que perdi, o amigo e a paixão que nunca foram meus, você esteve lá.Silenciosa,carinhosa.Nem sempre tão respeitosa, mas, a como ama.O seu amor é Édipo,sua devoção de Maria,e eu ás vezes anseio tanto um outro tipo,mas caído,eu retorno pródigo.E me abraça e me beija.E diz,eu te amo,e eu respondo também...
Eu amo você,Cristina Conceição Costa...

Minha mãe.

Diego Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário