Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

2010, o ano de Xangô:Anno terribulus ou Anno Mirabillis?



Arquétipos: Seus filhos e filhas são masculinizados, com andar forte e dominador. Autoritários, gostam de mandar e ser obedecidos. Podem se tornar furiosos como os trovões, gostam da verdade e não toleram erros bobos, além de serem super orgulhosos. São exigentes, mas sempre querendo o melhor para as pessoas, porém são interpretados como mandões. Tem disposição para brigas e competições. Competir e comandar são algo que eles adoram fazer. Sabem conquistar com seu jeito prestativo e valente. Também são extremamente ciumentos e possessivos, mas extremamente fiéis quando em uma relação satisfatória.

Um carro se chocando a 60 km/h com uma árvore numa estrada de terra,no meio da Bahia.Minha cabeça é lançada para frente,e se choca com o painel do carro, me asfixiando com o cinto de segurança.Afora a dor na testa,não há sangue meu nos dedos.Quantos segundos demorei para perceber que algo estava errado?Ainda estou acordado.Pergunto a todos,se todos estão bem.Todos confirmam,e se repete diversas vezes a palavra "Meu Deus!".A água do carburador do ford ka preto comprado há dois meses,ano 2010,emite seus vapores.Sem pensar tiramos tudo de dentro do carro.Estamos no meio do nada.
Olha o mundo há minha volta.De um lado, mato e buracos.Do outro,cercas com centenas de cabeças de gado pastando bucólicamente.Nenhum ser humano em um raio de kilômetros.Era fim de tarde,estava escurecendo,e não havia iluminação por lá.E o local era reputado por seus assaltos.Não era a primeira vez que nessa viagem a Bahia, algo deu errado com nosso carro:Primeira viagem com ele na estrada,e nos perdemos no meio do sertão pernambucano,quando o pneu do carro furou,e tivemos que trocar o step,ainda nas últimas semanas de 2009.
Aquele 2009 fora impactante para mim,até em termos sexuais.O primeiro ménage jamais esquecemos.Mas,não fora apenas só isso.Muitas coisas aconteciam,e a violência dos acontecimentos se precipitavam como se fosse uma crescente bola de neve.Entretanto,nada seria ao menos parecido com 2010.
Menos de 3 dias do novo ano,um acidente de carro.Com minha família.Um senhor,com um carro nos ajudou,e podemo tomar banho,nos acalmar,e chamar o seguro.Minha irmã,é que não havia se recuperado do baque,pois ela dirigia o carro.Eu fiquei em suspensão:Não conseguia acreditar.Eu ia morrer sem ter vivido o amor que eu queria para mim?Sem definir minha situação com aquela mulher que meio amiga meio mulher da UFPE,eu tanto brigava ao mesmo tempo que eu tanto a queria?Não terminaria o RPG que há dez anos jogava com meus amigos?Não terminaria a faculdade que há três anos eu fazia?Não namoraria aquela amiga gótica?Não beberia pela última vez?
Havia tantas perguntas para mim.Foi então que eu a vi:Nunca havia visto algo tão lindo quanto aquilo.Uma imensa e branca lua cheia, pajeada como uma noiva por lindas estrelas cósmicas num fundo negro azulado,brilhando mais forte que todos os faróis de carros e refletores terrenos.Eu chorava,mais não me lembrava pelo quê chorava...A lua estava ali,e eu,lobo solitário,queria ser um canis lupus para te louvar.Era como se pela primeira vez tivesse visto a lua.Nunca mais encontrei uma lua tão linda  como naquelas distantes paragens da Bahia.
E lá,na escuridão da noite, jurei a lua:Esse ano que começava,tudo seria diferente,tudo teria um fim ou sentido,tudo seria definido.Nunca havia contado isso para alguém,até hoje.Voltando a nossa residência em salvador, o jornal local dava a noticia:2010,seria o ano de xangô e de olodummaré, o primeiro orixá dos raios e da justiça, o outro o velho pai dos deuses.Era sinal que o ano seria extremamente difícil,disse minha mãe:Xangô é o deus da justiça da Nação Nagô.E foi nesse dia que minha mãe me revelou que meu orixá de cabeça era ele,e que antes de saber de sua gravidez,ao se consultar com minha tia mãe de santo de pernambuco,o santo teria mandado gritar e avisar:"Nêga,Xangô mandou avisar que o filho que você terá é homem e que esse moleque é dele,e de mais ninguém.Ele diz e mandou avisar:'O filho é meu!E de ninguém mais!'".
Segundo ela,isso explicaria meu gosto pelas ciências humanas e meu amor conflituoso com o Direito,curso que havia parado de cursar há dois anos.Só que ela me disse mais: Xangô é justiça, e não perdoa ninguém.Seus filhos são experimentados na dor,e tudo o que você fez, Xangô devolve em dobro,seja bom,seja ruim.Não há alívio para os filhos de Xangô,ele é imparcial,feroz.E seu pesado machado não perdoa nem os próprios filhos.E cada compromisso feito,é compromisso a ser cumprido.Sem misericórdia.
...
Estou enjoado.Primeira viagem de avião, e eu estou brigando com minha irmã pelo saco de vômito.Maldito suco de maracujá,senti o gosto dele na garganta a toda hora.Nunca mais voou numa cadeira localizada na asa do avião!Nessa hora eu já pensava:Xangô seu fdp...e quanto mais pensava,mais o avião se mexia.Ao se aproximar de Pernambuco, a forte turbulência piora.
Nunca agradeci tanto por ter pés no chão.Minha mãe sempre me disse que eu era muito fresco pra dor.Como eu podia ser filho de um cara tão fodástico,como o Orixá ai em cima,todo saradão?Tá,é verdade que com ele divido o amor dos livros,o que faz dele o nerd perfeito:Negão,bonito,saradão e inteligente (eu vou me tornar isso,eu juro 0/).Porém,em que mais seria parecido com ele?Tola ingenuidade minha...
Ao chegar em casa,foi impossível não chorar:Estava vivo.e todos nós choramos.Primeira coisa que eu fiz,foi ligar para ela.Quem atende é sua mãe:Ela nunca foi muito com minha cara,mas,quando falei que quase morri,até ela ,senti,se comoveu.Eu procurava sua filha,desesperadamente.Porque,eu quase morri sem dizer a ela que a amava.Não que não tivesse dito isso antes,mas,que agora era diferente: Eu jurei a ela,que esse ano,seria um ano definitivo,em que tudo seria definido.
Eu não sabia,o quanto as minhas palavras eram fortes...
...


Era carnaval,e todo ele tem seu fim. Foi no meio de um show do extinto Cordel do Fogo Encantado, em pleno marco zero, que explodiu a minha coléra.Era o acúmulo de várias tempestades em uma só.Uma decepção amorosa,uma crise de cíume , e uma onda de frustração mais álcool,me transformaram em um louco.Na volta pra casa perdi a chave, a dignidade, e depois ouvi uma frase que marcaria minha vida:


"Eu não tenho amigos covardes!"


a outra foi da minha mãe
"Você não devia se preocupar com chaves,pois se você perde uma,se faz outra!"


Engraçado,que só vim a ter uma chave nova depois de setembro...
...
(Os Idos de) Março.Não pode ser.Eu não conseguia ler e acreditar no que eu lia no meu email.Era verdade aquilo?Chorei.E desesperado sai pela cidade.Liguei,e perguntei se era real.A resposta:sim.Foi o começo do fim.
...
Abril e Maio.Páscoa,distãncia,separações...Eu me sinto cada vez mais só.Queria quew Zoltan estivesse aqui...
...
Junho.Cirurgia de retirada de dentes incisos.Muitas dores,físicas e mentais.
...
Julho.Retomo contato com meu passado, uma breve pausa em um tango tardio,estava próximo o fim de tudo...
...
Agosto.Uma entrevista mudaria todos os rumos,e eu veria como ainda estava preso as minhas cadeias,enquanto outra pessoa tentava se libertar.Quem era a prisão e o prisioneiro?
...
Setembro.Triste Setembro.O dia da minha morte, a minha ida ao inferno.Enquanto o mundo era um mar de rosas para outro alguém...Você lembra?Vocês lembram?Como esquecer:Eu gritei noite e dia nesse site a minha coléra.O cíume,a inveja,a dor,a tristeza, o ódio,ás lágrimas tudo me consumiam...e eu quis me matar.O sonho morreu,e mataram a mulher que amava.Pois era nisso que eu acreditava.
Foi dessa dor,que nasceu este blog.E que resiste até hoje.
...
Outubro,um mês devastado. Um mês que foi meu inverno.Eu germinei: A namorada do meu melhor amigo disse que me odeia,eu fiz um texto que gerou uma guerra na internet,e tive um solitário,mas,feliz aniversário com minha família. Tive que aprender a lutar,a vencer por mim.Mas,não era fácil.E foi num dia aonde tudo prometia ser trágico,foi que eu abracei minha vida, na figura de alguém que carrega um passado muito forte em si.A quem já tive como inimigo.A quem quis me vingar.A quem...eu odiei ter amado.Uma criança sai da UTI, uma outra diz sim a vida,e uma se perdoa.
...
Foi um dia triste e significativo meu aniversário,no dia 23 de outubro.Nesse dia todos me julgavam,e apesar do sentimento, natural pelas incompreensões que causei.Pelas feridas que deixei.Ainda assim,me viram como humanos.Senti falta dos meus amigos, senti falta daquela pessoa,senti falta de muita coisa.Mas,minha família esteve lá.E dividimos duas pizzas,numa noite chuvosa,mas feliz.E assim fiz 23 anos de idade.Feliz.
...
Novembro.Eu não podia entender.Não entendi.Porque eu?Porque agora?Olhava no espelho e não conseguia entender.Meus olhos...sair de uma escuridão,e entrar numa maior ainda.Por quê?E estava me sentindo só...Até todos chegarem,e eu não me sentir mais assim.
...
Fim de Novembro, início de dezembro. Provas e trabalhos me atormentam na faculdade.Mas,algo me atormentaria mais.Foi estranho.Ela chegou do nada e veio conversar.Foi durante um chat.Estranho,por quê?Porque a última pessoa que eu queria ver,que eu queria pensar.Que eu tinha esquecido...Me reencontra.O que dizer?O que pensar?O que sentir?Uma míriade de tormentas que não terminam...
...apesar disso,sinto paz no vento,mesmo com a dor no peito.
...
Dezembro.Escrevo.Termino a faculdade.Me dispeço da nau morena.Aonde ela vai?Não importa.Continua escrevendo sobre o que partiu, vivendo o presente que não planejou,e o futuro de sombras,mas,segue.E eu?Passei na seleção de emprego,coisas novas se descontirnam,mas,o medo ainda persiste, e esse vázio que não passa.Será esse o novo ano que começa para mim:Um dia nublado,com os raios de sol dissipando nuvens.

Nuvens de chuva que choram,ás lágrimas de Xangô.

Feliz ano velho,Diego Costa.Feliz ano novo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário