Pesquisar este blog

domingo, 24 de outubro de 2010

Eu,23 anos depois.



Eu.1,88 de carne negra,morena (A carne mais barata do mercado,é a carne preta!Elza Soares).Olhos castanhos escuros, vermelhos quando chora,e sempre fundos.E umas olheiras imensas quando não durmo.Lábios grossos,mas sensíveis,que já mais de um beijo e um suspiro já teve arrancado.Minha pele é marcada emanchada,pelos hormônios da juventude.Dedos longos e anelados,como se dizia,de "pianista" (apesar de piano eu nunca ter tocado), que muitos lugares já tocou em algumas mulheres.Coxas grossas, costas largas,mas,não largas o suficiente ainda para carregar todo esse meu mundo.Cabelos escuros,meio ondulados.Um buraco negro no peito.Esse sou eu,"Uma criança que tomou fermento demais",segundo kaliza.
O dia estava chuvoso em recife.Me senti estranho:Quando foi que eu acordei com 23 anos mesmo?Pois é,até ontem eu tinha 22,e agora mais um ano.Acordei ao som da nova brasil fm no segundo celular da minha irmã,pelas músicas um novo tempo de guilherme arantes e o tempo não para,de cazuza.Achei poético,os dois.Acho engraçado essa coisa de se comemorar o nascimento...em algumas culturas,aniversário é a cada quatro anos,é só juntar com a Copa do Mundo e as Olímpiadas,e da um festão.
Acordei com minha amorosa mãe me desejando feliz aniversário,e fui correndo me arrumar para ir para o meu projeto social...estava super atrasado,o negócio era de 8 da manhã,e já era 9 horas!E quando sai de casa,de carona com minha irmã,era 10:30...e meu trabalho terminava de 12:40!
Quando cheguei na parada de ônibus,depois de uma carona da minha irmã (outro parabéns),percebo que não há nenhum taxi...e o único que tinha,foi-se antes de me esperar.Peguei outro ônibus,dois ônibus para um trajeto que faço em no máximo 15 min de um só!Pois é,desci,e ainda tive que andar dois quarteirões...
Chegando no lugar,todo molhado pela chuva,fui recebido pela coordenadora Mirella,uma linda, jovem e simpática senhorita...esperava uma bronca,no entanto ela apenas me felicitou pelos parabéns,e disse que havia aberto vaga para preparar dando aula de português para o enem a jovens carentes.Fiquei em dúvida:Na semana passada,eles precisvam desesperadamente de mim,para lidar com as crianças,do outro o que eu realmente queria em termos de aperfeiçoamento profissional.Exitei.Liguei para minha mãe em reservado sem ninguém ver,e depois eu aceitei com tanto que eu pudesse ver as condições reais e como apoio,pq não sou professor de letras.Eles aceitaram.A primeira decisão aos 23 anos,e eu exitei!
Foi então que uma garotinha,que eu mal sabia o nome,me entregou duas cartas.Só estive um dia com ela.O seu nome é Helen,é baixinha,morena,cabelo sarará meio agalegado,e óculos grandes demais pra seu lindo rostinho.Eu fiz uma dinâmica com a turma dela,a turma D, para lembrar de nomes e idades.Ela chegou para mim entregou as cartas que diziam "Tio Diego,você é um professor inteligente e companheiro", "tio diego,te desejo tudo de bom e muitas felicidades em seu aniversário",e muitos corações.Eu chorei.Pois ontem,me senti a pior das criaturas,por ferir alguém mesmo que esse alguém merecesse.Ela queria... por causa de um homem que pediu distância,e ela havia me pedido para seguir sem ela!ela que tinha um tesouro tão recente precisando de cuidado!Não aguentei isso,e me revoltei.Eu sou egoísta,mas,ser egoísta com pessoas que ainda não podem se defender...eu n consigo ignorar.
Eu li o que ela escreveu em seu blog sobre mim...e confesso que senti impétos de entrar no profile dela e daquela pessoa e abrir minha voz.Mas,não pude...porque senti uma tristeza.Me sentia um monstro pelas palavras que digitei,no entanto,eu havia feito aquilo tentando salvar algo...pra ela me dizer que danço sobre a dor alheia!Por que ela não consegue entender de uma vez?
Esperei por todo aquele dia todo o email dela sobre pedir perdão aqueles que eu magoei...Queria que algum dia,ela me enviasse.
O dia chovia,e eu chovia com ele.Recebi muitos parabéns,até de pessoas que eu nem conheço,coisas do orkut.Postei algo no meu blog, uma carta para um amigo que se foi.Lembrei dele,depois de tanto tempo,um dos textos feitos essas semana.Meu melhor amigo não pode aparecer porque a namorada (culpa de egoísmos passados meus) dele me odeia,e estamos tendo de fingir que brigamos (idéia dele)pra ele se virar sem perder o namoro.Meu outro melhor amigo não pode aparecer,pq teve muito trabalho e ficou embaçado para ele e a namorada ir...enfim,ninguém pode aparecer.Nem minha tia,todos pediram desculpas.Fiquei chateado de início mas...as vezes,é bom estar só consigo mesmo.Me denomino lobo solitário...pois hoje,estive na minha matilha,só eu, e minha família,comendo pizza em casa e bolo,e apagando uma vela.Eu fiquei muito feliz.
Vi alguns filmes,e até descobri um filme adulto no meio de filmes insuspeitos piratas...filmes trocados,e não é o único!...eu ri muito,são tão engraçados.Dialogos escrachos,atuações sofriveis...melhor que muita comédia que vi por ai,com a vantagem de ter cenas de ação bem feitas (ta,vcs vão demorar meia hora me zoando so por causa disso¬¬¬).
Li muitos recados,e depos,alguns deles me causaram uma funda impressão (segundo ordem,de envio,todas enviadas no dia 23 de outubro de 2010):

Sabe da vontade que tenho de poder te dar um abraço forte, e ainda mais hoje que é seu aniversário. Quero te desejar toda felicidade do mundo, e quero que você saiba que és uma pessoa maravilhosa, e é muito especial pra mim.. Feliz aniversário! elô,Meuriti,interior do Ceará,depoimento de orkut.

Tu num é fácil... É teimoso, briguento, mó valor a contrariar os outros e dramatizar tudo. Vai ver que é por isso que tu acaba conquistando um espaço na vida da gente, né?

Mas como é que a gnt "passa" sem ouvir essas reclamações todas? E até qd dá vontade de esganar tu (q coisa estranha de se dizer no dia do teu niver!), acaba q a vontade passa ligeirim, qd lembro q tu é um menino q tom ou fermento e cresceu demais, então na verdade vc só preciso de abrigo e de amizade de verdade!


\o/

Matuza, tu foi uma descoberta grata, compa de conversas até o final da tarde...


Parabéns... E vê se num chora, hein?!


*-*

Kakah Holanda,Fortaleza,Ceará,depoimento de orkut.


Como disse Mário de Andrade: "O passado é uma lição para se meditar, não para se reproduzir."

Então apenas medite no teu passado, nas coisas boas e ruins que ele te trouxe, para teu presente traga apenas as meditações, seja parcimônico, procure agir sempre com sobriedade, pense antes de agir, medite antes de falar. Não seja uma reprodução eterna de erros ou acertos. Não se culpe pelos outros, não se culpe por si mesmo.
Traga uma nova perspectiva para cada novo dia de sua vida, não caia no conceito de achismos, não iluda-se com as palavras, palavras ao vento, são apenas palavras. Porém se forem lançadas de qualquer jeito, podem se tornar flechas, venenos.
Seja você, mas seja por você, não pelos outros...
Felicidades em sua vida, sucesso em seus projetos!!!
Bjos!!!

Vanessa,Salvador,Bahia,depoimento de orkut.


Matuzito!♥
o melhor amigo que eu poderia arranjar...
o melhor irmão que eu poderia ter escolhido[e me escolhido tmb!]
a melhor pessoa que eu poderia ter conhecido no ENEH
o melhor "ex-marido" do mundo! ;D
a pessoa mais sensivel e sincera que já conheci
te amo moço ♥

Obrigada por existir, por entrar na minha vida, por me deixar fazer parte da sua...
Que nesse dia muuuuito especial [onde quem comemora sou eu!] você tenha a certeza que pode seempre contar comigo. Que Deus te ilumine sempre, sempre...

amo-te²
Priscila,Teresina,Piauí,recados.


Eu não poderia deixar de entrar no orkut justamente nesse dia
e nem sei bem como expressar todos esses meses de conversas, entre os compartilhamento de percalços amorosos, dores, (des)afetos, e muitas piadinhas ácidas, musicas, videos, humor, melancolia, e uma saudade imensa de muita coisa
E hoje... hoje você está completando mais uma primavera, eu não sei como está o clima pela sua cidade, mas hj amanheceu chovendo, e o clima até que ta bom, mas hj ta meio solitário...
espero que por aí esteja melhor e que hoje , PELO MENOS HOJE, você possa dizer que está feliz, que esta bem,
queria ta desejando isso pessoalmente com um grande e sincero sorriso , que desejo sua felicidade
um grande abraço de sua amiga quase maranhense!
Beijos e ate breve.

Ívila Renata,Imperatriz,Maranhão.recados.

São apenas uma amostra.Mas,me perguntei:Por quê?O que eu tenho demais para essas pessoas gostarem tanto de mim?Eu que firo,magoou,é cruel,autoritário,teimoso,briguento,drámatico e tudo o mais?Eu que sou um lobo,um monstro,uma prisão,um erro?Que me culpo sempre por tudo e por todos,que guarda mágoas contadas,que ainda reflete sobre o passado recente,e sempre da um passo atrás?Por que não desistem de mim?Por que me amam?
Ívila,ao saber de tudo que aconteceu em meu blog,me disse apenas uma frase:"Você é humano".Vinte e três anos depois,pela primeira vez,alguém me diz isso,sem eu achar óbvio.Eu nao soube responder direito,apenas fiquei a me justificar,pelos meus erros.Me esqueci de ser humano.Que posso falhar,e vou falhar sempre.Alguém viu mais de mim,do que eu mesmo...me viu humano.
Talvez,seja isso que essas pessoas tenham visto em mim:Um ser humano.Vanessa mais uma vez não entendeu nada essa manhã de domingo,quando agradeci a ela por tudo.Deve ter pensado ser mais um rompante emotivo meu.Ela não sabe,mais,pela segunda vez,me senti um pouco mais leve,como naquele 8 de outubro.Essa semana,enfrentarei a fera de frente,e suas mágoas.Tenho que fazer isso,é meu dever.Queria ter abraçado cada uma dessas mulheres que me fazem ser humano...mas,só pude abraçar uma que sintetiza todas elas:A minha mãe.
Obrigado,pelo meu feliz aniversário:Vanessa,Maria Eloísa(elô),Priscila,Melissa,Kakah Holanda,Elisabeth (beth)Priscila,ívila Renata,a pequenina Helen,minha irmã e segunda mãe Cristiane Costa,e minha mãe Cristina Conceição Costa.E meu velho pai,Wellington Alves de Almeida,que ainda vive 70 anos para me ver aqui, meus amigos,Danilo,Diego e Denizard.E Breno,do distante Piauí.
E a todos que me escreveram pelo orkut.
Peço perdão aqueles que magoei:A Thaís Nascimento Cunha Soledade. Sinto no dever de te agradecer os quase quatro anos de uma amizade belíssima e conturbada por uma paixão voraz.Peço perdão tambéma sua mãe s ua família,a qual causei tantos tormentos.Que você nunca se esqueça que é o sol de muitas vidas,não se deixe apagar,viva e seja feliz.A Patrick,por ser alvo de minhas mágoas e ódios,que ainda terei muito tempo que curar.A Moisés,por eu ter odiado tanto e feito sofrer. Tatiana,namorada do meu amigo,por ter me feito me odiar por culpa de minhas mancadas.E a toda uma multidão anônima,que fiz atormentar com minha personalidade.
E peço perdão e agradeço in memorian:A Poliana,e meu amigo hungaro,Zoltan.Descanse em paz,meu irmão.

Uma boa semana a todos,e um novo ano para mim.
Diego Costa Almeida,23 anos de idade,primeiro dia "após" nascer de novo,domingo,24 de outubro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário