Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Gota D'água - Chico Buarque de Hollanda

Essa música, eu descobri ela hoje,quando estava na minha psicológa,a Sabinni, e na sala de espera, escutei o som do mp3 que a outr apsicologa fez em cd para ela (dentro da sala dela tem um aparelho de som,e as caixas ficam no lado de fora, d emodo que na recepção,que não tem secretária podemos ouvir as musicas...e são várias da MPB, que eu e pedi para ela gravar pra mim de niver ^^ ).Procurando no youtube, descobri que ela faz parte de uma peça de teatro escrita por Chico Buarque chamada "Gota d'água",de 1975,que Chico escreveu com Paulo Pontes, a partir de um projeto de Oduvaldo Viana Filho, que já havia feito uma adaptação de Medeia, de Eurípedes, para a televisão. A tragédia urbana, em forma de poema com mais de quatro mil versos, tem como pano de fundo as agruras sofridas pelos moradores de um conjunto habitacional, a Vila do Meio-dia, e, no centro, a relação entre Joana e Jasão, um compositor popular cooptado pelo poderoso empresário Creonte. Jasão termina por largar Joana e os dois filhos para casar-se com Alma, a filha do empresário. A primeira montagem teve Bibi Ferreira no papel de Joana e a direção de Gianni Ratto. O saudoso Luiz Linhares foi um dos atores daquela primeira montagem. A peça, como já foi aqui referida,é baseada na clássica tragédia grega "Medeia",do grego Eurípedes (485 a.c-406 a.c.), que conta a história de Medeia, esposa do semi-deus herói Jasão, que após descobrir a traição de seu marido, em um surto de cíume colérico, mata todos os filhos que teve com seu esposo, como vingança. Essa letra tem muito de mim, e de um passado não muito distante, aonde as minhas (e as delas)coléras de amor (ou ódio) explodiam a flor da pele e aonde diversas brigas explodiam numa guerra sem fim, quando nós dois ficavamos um poço até aqui de mágoa...e qualquer desatenção, faça não...pode ser a gota d'água...e também deve ter de muitas mulheres que se sentiram traídas, usadas, cansadas, stressadas, coléricas... Querendo gritar ao mundo suas frustrações e mágoas. A apresentação é da década de 70,e é Ao Vivo,em Portugal.

p.s: 1 - Para mais informaçõe sobre Chico Buarque e sobre essa peça e outras: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chico_Buarque#Obra_teatral

2- Sobre a lenda grega de Medeia e seu impacto no imaginário Ocidental: http://pt.wikipedia.org/wiki/Medeia

3- Sobre Eurípedes e sua peça: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eur%C3%ADpedes

Bom som,e boa noite.







Já lhe dei meu corpo, minha alegria

Já estanquei meu sangue quando fervia


Olha a voz que me resta


Olha a veia que salta


Olha a gota que falta pro desfecho da festa


Por favor


Deixe em paz meu coração


Que ele é um pote até aqui de mágoa


E qualquer desatenção, faça não


Pode ser a gota d'água


Deixe em paz meu coração


Que ele é um pote até aqui de mágoa


E qualquer desatenção, faça não


Pode ser a gota d'água


Já lhe dei meu corpo, minha alegria


Já estanquei meu sangue quando fervia


Olha a voz que me resta


Olha a veia que salta


Olha a gota que falta pro desfecho da festa


Por favor


Deixe em paz meu coração


Que ele é um pote até aqui de mágoa


E qualquer desatenção, faça não


Pode ser a gota d'água


Pode ser a gota d'água

Chico Buarque

Nenhum comentário:

Postar um comentário