Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Sociedade Anônima (Os Cegos do Castelo)

Dedico este texto a todos aqueles que me lêem ...e a você também,soledade.
"-Hoje o pato será assado.Mas,amanhã, o cisne da verdade voará tão alto, que nem as suas labaredas poderão alcançá-lo!"

John Huss,na fogueira.

John Huss.Huss, em alemão significa pato.Ele era teológo e foi reitor da universidade de Praga,mas isso não o impediu de ao falar o que pensava e sentia, mesmos sendo amigo e  tutor de um príncipe, ser queimado na fogueira como hérege, pela Igreja Católica Apóstolica Romana.O príncipe o traiu,o príncipe que tanto admirava a sua inteligência de John Huss,um dos precursores da Reforma Protestante.A mesma multidão que o elogiava as suas predições e críticas sinceras a igreja, foi a primeira a comemorar sua ida a fogueira.A turba,a sociedade anônima.Pois é, hoje o pato será assado.Mas,penso mais no cisne do amanhã.A verdade.Que verdade?
O que,você pretende se comparar a esse teológo?Não,pelo contrário...não chego ainda aos pés dele,em realizações.Só o uso como metáfora dos pensamentos que escrevo aqui.
 Eu não quero mais mentir.Penso na sociedade anônima,os muitos que dizem que me lêem.Me lêem,e se calam,apenas comentam em seus chats e conversas de moita.Eles leram meu último texto,e me tacharam de cruel.E Melissa,até me disse que me daria um soco!Ao menos está,disse na cara,o que pensa:Ela disse que todos que leram,sem exceção, acharam uma vingança...
Escrevo para exorcisar meus demônios. se 10 % é mentira, falácia ... Quem Liga ? por vezes nossos escritos são tachados como modismos. escrevemos e não somos lidos. escrevemos , somos lidos mas não somos compreendidos. somos lidos e compreendidos. Que maravilha não ?
Foi isso,que me disse Melissa.Engraçado,aonde está essa multidão enfurecida,com suas tochas e armas na mão, a exigir,morte a bruxa na fogueira?Nenhuma palavra.Silêncio.Cadê os defensores da lei,quando precisamos deles,tico e teco?Nenhuma crítica,nenhum elogio,apenas classificar como sincero (ou cruel,a palavra da vez) basta.E eles conversam entre si, e chegam as suas diletas conclusões.Vingança,é essa sua verdadeira intenção!Dor de corno!Ele que expõem suas mágoas para ferir ela!A vítima,ele o vilão!Em seu plano secreto de ferir e envenenar!Uma pessoa uma vez disse num chat que não comentava os posts,porque não gostava de se expor...ironia das ironias,essa pessoa tem um blog,um orkut, e um msn!
Então,leitores, eu lhes pergunto: Qual foi o crime cruel que eu cometi?Vamos,digam!Não se calem,inclusive você que se sentiu atingida e ofendida,diga,em quê,eu fui cruel com você?Eu menti para você?Eu te difamei?Responda!Estar certo nem sempre é melhor que ser gentil,já me disse uma pessoa uma vez...me digam gentis pessoas, se gentileza gera gentileza, aonde está a gentileza de você serem honestos e me dizerem na cara o que pensam?
A-HA!Quer dizer que é essa sua intenção:Polemizar,para terem comentários em seu patético blog!Ardiloso,plano Coringa!Poderia ser meu caro Batman,se não errasse num detalhe: Mas,nunca foi essa a intenção.Não é meu plano.Pois,como a vanessa que fez meu blog sabe,e ela mesma colocou como subtítulo original desse blog: Esse é um lugar caótico,aonde eu possa gritar.Não fiz esse blog para você lerem.Nunca imaginei que fosse lê-lo,quanto mais comentá-lo.Sabe porquê?Porque eu fiz ele para me confessar,dizer realmente o que eu sinto,e ser verdadeiro comigo mesmo,quando o mundo não me permite ser sempre com meu próximo.Aqui eu me exponho,e digo o que sinto e penso...sem esperar as suas aprovações,ou declarações de amizade.Apenas pelo simples fato de escrever.
Atire a primeira pedra,e aponte algum texto em que eu não deixei de ser honesto aqui dentro!
Se eu tivesse sensatez,teria ficado calado.Não sou sensato,já me disse Kakah uma vez.Ela tem razão,não sou.Porque se eu fosse,eu não teria escrito o meu texto.Teria calado.Ficaria eternamente anônimo.Hipocritamente silenciado.E daí?Muitos devem conversar com você,e a eles você deve confessar o que sente,e eles te confortam e te reanimam da forma deles.Eles são sinceros,não mentem nem omitem a você, eu acredito.São gentis,são sensatos. Têm cuidado com as palavras para não ferir sua sensibilidade, atingir seu melindre, e te fazer seguir...
Você têm o direito de escrever o que quiser em seu blog.E no meu texto,nunca julguei esse mérito.E só por você ter me pedido para não comentá-lo,uma vez, é que eu não digo o que penso nele.No entanto,como sabemos,ao expor o que pensamos e sentimos em palavras,elas se tornam escritas,e assim comentadas.Nenhum texto aqui dentro,sobre qualquer pessoa,foi escrito a pedido de ninguém,eu o escrevi por livre e espontãnea vontade, inclusive nos textos que falei de mim mesmo.Como todos os outros, esse texto foi completamente desnecessário,como foi desnecessário todos os atos que eu fiz, essa semana.No entanto,eu fiz.E sabe porquê?Porque eu tenho a liberdade, o livre arbítrio de o fazer.
Esse texto tenho escrito há dias,e só ontem,de meia noite, eu o terminei.Havia refletido sobre a forte impressão que você havia me deixado naquela quarta-feira. Melissa até apontou no meu texto,que de boas intenções o inferno está cheio!Tá aí,uma boa verdade!E te confesso aqui:Mais de uma vez eu me deliciei com a idéia maquiavélica de fazer uma vingança pessoal no meu blog,rir da tua cara,escarrar nela e dizer: CHUPAAAAA VAGABUNDAAAAAAA (o que você nunca foi).Sempre fui direto,e vc sabe,que se eu quisesse,teria feito isso.
E não fez?Não,não fiz.Leia novamente esse texto,se puder,algum dia,quando seu orgulho ferido permitir.As palavras,admito foram cruéis, mas, precisei ser para você não ser cruel com você mesma e com os outros ao seu derredor.Eu me revoltei sim com você,por causa das palavras cruéis que você havia me dito.Que não parava nem pra pensar em si,quanto mais na sua matilha!Do seu egoísmo.O mesmo tipo de egoísmo que você e eu já hávíamos visto antes...Sua crueldade foi maior do que qualquer texto ou palavra que eu disse.Porque podem ferir muito...mas...Tão maior,que não ouso dizer o nome.Tente se lembrar,pois eu me lembro de cada palavra,e por isso escrevi esse texto.Você pode dizer que isso é uma besteira dita por você,mas,suas determinação e suas lágrimas me fizeram ver a sério.Porque você estaav penetrando no mesmo coração das trevas que eu já penetrei.E que por pouco...Naquela quarta-feira,as palavras que eu disse, e o que eu falei,eram sinceras, tais como essas.Não menti ali.Não era necessário ter feito tudo aquilo,mas,eu fiz.Porque eu quis,e achava necessário fazer.
Ser sincera não me impede de muitas vezes calar pra não ferir outras pessoas. Desonestidade? as vezes ser gentil é melhor que estar certo . Amo pessoas sinceras. mas amo ainda mais poder saber quando minha sinceridade, quando minhas paredes merecem ser expostas. sem riscos de magoar alguém quando apregoou minha sinceridade.
Melissa tem razão.Não queria te magoar,apesar de saber que sim,eu iria te magoar.Não sou sensato,nem gentil.E sei que você é teimosa.Que você iria me odiar,sentir raiva,melindre.ódio.Nunca me importei com a opinião desses anônimos,que se ocupam em me ler e discutir em suas moitas sobre mim.Me importo com aqueles sim,que falam,pois estes dizem o que pensam e sentem.Como disse Jesus:Não é o que entra na boca do homem que o macula, é o que sai de sua boca,porque esta vem do seu coração.Porque eu penetrei em algo proibido para você,um tabu.As suas lembranças mais queridas e amadas.E eu sei muito bem qual o lugar meu nessas lembranças.Mas,desde que vi aquela foto que você me mostrou de sua sobrinha,e suas palavras de seguir,não importa o que aconteça...
Deus,como eu podia deixar isso acontecer!Não pude me calar...
Pai afasta de mim, esse CALE-SE!Pai,afasta de mim,esse CALE-SE!Pai,afasta de mim esse CALE-SE! De vinho tinto de sangue...
Eu senti medo.E revolta.Não me importa o que você diga sobre isso,jamais iria deixar acontecer o que você me falou.Me recuso a seguir,sem saber se você está bem e feliz.Me recuso a achar tudo bem nas suas poesias,quando eu sei que você grita,enquanto muitos aplaudem dizendo,como é  linda a sua grita.Me recuso a perdoar ele,se ele te machucar.A questão dele saber ou não, é sua.Não acho justo com você mesma,mas,é sua.Carregue sozinha esse karma.Eu falei isso em cada palavra minha.No entanto, se ferir e ferir os outros com atitudes impensadas,para mim me atinge.Porque,eu não deveria me importar,mas,me importo.Porque eu teria sido hipócrita comigo mesmo em ter dito que te amei,se não me importasse.
Eu não sei o peso exato das minhas palavras.Eu não faço idéia de quanto elas machucam.Só sei,quando me dizem.Só dói quando eu sinto.Te peço desculpas se você se feriu,ainda que não acredite nelas.Mas,jamais,vou me arrepender, porque prefiro você me odiando e seguindo,do que desistindo e sorrindo de saudade...
Ame Soledade,mas,viva pra amar,e não ame pra viver!
Eu transbordo muito de mim em cada letra.Em cada palavra digitada.Essas são minhas verdadeiras intenções, tal como foram no dia em que escrevi a melissa.Sou muito prolixo,e nem sempre minhas idéias são claras.Então leia,e releia. Talvez não te esclareçam em nada,só confunda.Mas,tente ver além da superfície.
Você não estava na terra...estava no outro lado,enxergando ela.Me odeie se quiser, é de graça. Mas,escute bem o que eu vou te falar,porque eu te disse isso uma vez,e voltarei a repetir:

EU NÃO ABANDONO NINGUÉM DE MINHA MATILHA!

Agora,comentadores anônimos,vão e continue a me julgar,eu me despeço de vocês
adieu,Soledade.




Os Cegos do Castelo - Titãs

Eu não quero mais mentir
Usar espinhos que só causam dor
Eu não enxergo mais o inferno que me atraiu
Dos cegos do castelo me despeço e vou
A pé até encontrar
Um caminho, o lugar
Pro que eu sou
Eu não quero mais dormir
De olhos abertos me esquenta o sol
Eu não espero que um revólver venha explodir
Na minha testa se anunciou
A pé a fé devagar
Foge o destino do azar
Que restou
E se você puder me olhar
E se você quiser me achar
E se você trouxer o seu lar
Eu vou cuidar, eu cuidarei dele
Eu vou cuidar
Do seu jardim
Eu vou cuidar, eu cuidarei muito bem dele
Eu vou cuidar
Eu cuidarei do seu jantar
Do céu e do mar, e de você e de mim

Eu não quero mais mentir
Usar espinhos que só causam dor
Eu não enxergo mais o inferno que me atraiu
Dos cegos do castelo me despeço e vou
A pé até encontrar
Um caminho, o lugar
Pro que eu sou
Eu não quero mais dormir
De olhos abertos me esquenta o sol
Eu não espero que um revólver venha explodir
Na minha testa se anunciou
A pé a fé devagar
Foge o destino do azar
Que restou
E se você puder me olhar
E se você quiser me achar
E se você trouxer o seu lar
Eu vou cuidar, eu cuidarei dele
Eu vou cuidar
Do seu jardim
Eu vou cuidar, eu cuidarei muito bem dele
Eu vou cuidar
Eu cuidarei do seu jantar
Do céu e do mar, e de você e de mim

Diego Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário