Pesquisar este blog

sábado, 23 de outubro de 2010

ZOLTAN: Carta a um amigo que se foi. (cartas húngaras ou quando os pássaros caem).



Song For Adam - Jackson Browne

Though Adam was a friend of mine, I did not know him well
He was alone into his distance
He was deep into his well
I could guess what he was laughing at, but I couldn't really tell
Now the story's told that Adam jumped, but I've been thinking that he fell

Together we went traveling, as we received the call
His destination India, and I had none at all
Well, I still remember laughing with our backs against the wall
So free of fear, we never thought that one of us might fall

I sit before my only candle, but it's so little light to find my way
Now this story unfolds before my candle
Which is shorter every hour as it reaches for the day
But I feel just like a candle in the way
I guess I'll get there, but I wouldn't say for sure

When we parted we were laughing still, as our goodbyes were said
And I never heard from him again as each our lives we led
Except for once in someone else's letter that I read
Until I heard the sudden word that a friend of mine was dead

I sit before my only candle, like a pilgrim sits beside the way
Now this journey appears before my candle
As a song that's growing fainter the harder that I play
But I fear before I end I'll fade away
But I guess I'll get there, though I wouldn't say for sure

Though Adam was a friend of mine, I did not know him long
And when I stood myself beside him, I never though I was as strong
Still it seems he stopped his singing in the middle of his song
Well I'm not the one to say I know, but I'm hoping he was wrong

I'm holding out my only candle, though it's so little light to find my way
Now this story's been laid beneath my candle
And it's shorter every hour as it reaches for the day
Yes, I feel just like a candle in the way

tradução:

Apesar de Adão foi um amigo meu, eu não conheço bem
Ele estava sozinho em sua distância
Ele estava profundamente em seu bem
Eu podia adivinhar o que ele estava rindo, mas eu não podia dizer
Agora a história é dito que Adão pulou, mas eu estive pensando que ele caiu

Juntos, viajaram, como recebeu o convite
Seu destino Índia, e eu não tinha nada em tudo
Bem, eu ainda me lembro de rir com as costas contra a parede
Então, livre do medo, nunca pensamos que um de nós pode cair

Sento-me diante dos meus única vela, mas é tão pequena luz para encontrar o meu caminho
Agora, esta história se desenrola diante dos meus vela
Qual é menor a cada hora em que chega para o dia
Mas me sinto como uma vela no caminho
Acho que vou chegar lá, mas eu não diria com certeza

Quando nos separamos estávamos rindo ainda, como nosso adeus foi dito
E eu nunca ouviu falar dele como cada um vive a nossa levamos
Exceto por uma vez na carta de alguém que eu leio
Até que ouvi a palavra repentina que um amigo meu foi morto


Eu me sento diante minha vela apenas, como um peregrino senta ao lado do caminho
Agora aparece essa viagem antes da minha vela
Como uma música que está crescendo mais fraco é o mais difícil que eu jogo
Mas temo que antes de eu terminar eu vou desaparecer
Mas eu acho que eu vou chegar lá, embora eu não diria com certeza

Apesar de Adão foi um amigo meu, eu não o conhecia muito
E quando eu estava me ao lado dele, eu nunca pensei que eu era tão forte
Ainda parece que ele parou seu cantar no meio de sua canção
Bem, eu não sou a única a dizer que eu sei, mas eu estou esperando que ele estava errado

Eu estou segurando a minha única vela, mas é tão pequena luz para encontrar o meu caminho
Agora, essa história foi deitado abaixo da minha vela
E é menor a cada hora em que chega para o dia
Sim, me sinto como uma vela no caminho


Zoltan,

Faz muito tempo que não te vejo.Por onde você anda amigo?Não te sinto mais desde que você fez feito passarinho e voou no céu de concreto.Como foi o seu dia?
Me lembrei de você,te carreguei.Dois anos consecutivos de minha vida tentando entender os seus motivos para descer do prédio daquele jeito.Confesso,fracassei na tentativa.Não consegui te entender,não consegui me entender.
O tempo passou amigo,e outra pessoa se jogou.Ela era linda,sociável e atraente, o oposto de tudo que você se tornou.Namorava.Como ela era linda!Ainda assim ela quis voar,como ícaro até o sol,e quando vi seu corpo nas nuvens de concreto a flutuar,foi impossível não me lembrar de estar só...
Durante muito tempo eu andei...acabei aquele namoro que um dia você teve oportunidade de ver.Não foi culpa dela,nem de ninguém.É porque eu carregava feridas que sangrei...por muito que eu quis morrer,desde o dia que você...se foi.
Então conheci outra menina,e por ela me apaixonei.Eramos amigos, melhores amigos talvez. Ela te conheceu,mas, nunca chegou realmente a te conhecer.SObre tudo conversávamos, e ríamos muito,nas tardes perto do lago Cavouco, escutavámos Chico Buarque.E foi assim que um dia eu a beijei.Não se se ela me amou,mas desde o primeiro dia eu descobri que a amei.Foi assim que confuso eu fiquei.Eu sabia que não deveria ter feito,só acabei complicando as coisas para ela.Ainda assim,eu me apaixonei,e durante dois anos lutei,mesmo contra a vontade dela,desde o dia que você se foi...e as primeira lágrimas derramei.
Eu não queria perder mais ninguém queria proteger ela...uma prisão eu me tornei,e agora não estou mais nem perto dela.
Era um dia cinzento,a chuva caia o dia inteiro.Uma segunda-feira bem diferente desse sol de quarta-feira,tão bonito,talvez,você gostaria de ver.Um desconhecido me contou na escadaria do prédio antes de subir para prova de Antonio Paulo.Fui pego de assalto,meu mundo caia com contigo.Todos os livros,todas as conversas,tudo havia desaparecido.
Eu me lembro de eu haver te dito:Livros tem braços,mas não podem nos abraçar.Não tem o calor que os humanos precisam.Eu queria ter te abraçado,naquele mesmo momento,talvez ai sim,eu pudesse ter te salvado.Eu teria te dito outra coisa,que não pedir uma lista dos seus livros favoritos,que você disse que uma dia iria me dar...
Nunca mais consegui ler Arquipélago Gulag,A.Soljenitsin.Tenho medo de abrir ele e te ver. Era seu livro favorito.Você era completamente direitista,e se horrorizaria com o Brasil dos lulistas.É tempo de eleição amigo,agora é Dilma que irá a Lula suceder.Serra está perto dela nas pesquisas,e tudo é tão estranho e confuso (e coisas tem voado sobre nossas cabeças).Marina Silva foi uma surpresa,ela que foi expulsa das hostes petistas, se fez verde e surpreendeu na eleição.É segundo turno,Serra e Dilma.Talvez ela seja a primeira mulher.Nunca antes na história desse país.Nossa política externa foi um vexame de fim de festa.Barack Obama é o cara: primeiro negro presidente de uma potência que está cansada de ser potência.O petróleo vazou no Golfo do México.Popularidade em baixa.Bush deixou o caos para o mundo resolver.Chavez ainda tiraniza a Venezuela amada pelos chavistas.Cuba libre ainda é só uma bebida.A esquerda subiu em diversos países da América Latina,mais ainda se divide,em pró e anti chavistas.Golpe em Honduras.O Irã enrriquece urânio um pouco a cada dia.A Coréia do Norte solta fogos de São João para conseguir mais comida. O mundo é vermelho na China.E lá já tivemos uma linda Olimpíada.Na Copa do Mundo,na África do Sul,a Espanha desencantou e a Holanda venceu o meu país.As Tvs e os cinemas ficaram em alta definição e em 3D. Tropa de Elite,o filme foi osso duro de roer,e vem o 2 dele ai!Avatar não levou o Oscar,mas foi o filme da vez. Vampiros e Lobisomens voltaram a moda,com a saga teen Crepúsculo, o rock se emotizou ainda mais,e agora existe até uma tal de Família Restart!Justin Bieber e Lady Gaga, são a decadência do pop bizarro.Michael Jacksson morreu de overdose.Técnico era o Dunga,e todo mundo vaiou quando nas quartas de final a seleção se desclassificou.Que jogo feio!Um polvo a tudo antecipou!Seu nome era Paul.E Mick Jagger,foi o maior pré-frio da Copa,e marmelada tudo ficou.Muitos escândalos de corrupção, muito mordaça na liberdade de expressão (nem a piada de político se pode fazer desde então!),muitos pêlegos nos eventos estudantis...e terremotos no Chile e no Haiti.Lá Zilda Arns descansou com sua pastoral de crianças.O aquecimento continua global,a crise do capitalismo não chegou ao seu derradeiro final.Mineiros no Chile mais de 40 dias no submundo assisti e resgatei junto com o mundo...e muito mais eu teria pra contar,mas,agora não posso lembrar.Quanta coisa não é meu amigo húngaro?
Desde esse dia em correntes eu te carreguei...todo o peso de zoltan e poliana, e o mundo sobre minha cabeça.Que monstro eu me tornei!Porque tive que ser assim com você?E com vanessa?E thaís?Com tanta gente que eu amei...Hoje em dia eu não sei ao certo a quantos eu magoei,mas paguei com juros pesados cada dia da minha vida. Aquele amor que eu senti no Lago,eu perdi,e agora ela ama outro alguém.No ENEH eu muito chorei e...
Por pouco eu a você eu não me juntei.Continuei a viver,e é difícil ainda me perdoar,e eu não sei se uma dia eu a perdoarei, por ainda me magoar.Foi então que no dia que uma amiga ia se matar,eu a pude abraçar,e alívio eu senti em te abraçar,e das correntes eu me livrar...
Farei 23 anos nesse sábado.A namorada do meu melhor amigo me odeia,não acredita mais que possa mudar e por isso pela primeira vez em dez anos,em meu aniversário Denizard não estará.Fiquei chateado,magoado,mas,não fui chorar.Nossa amizade é mais forte que isso,e aprendo a me virar.Danilo também está namorando e trabalhando,e Diego irá estudar junto com ele pro enem e o vestibular.Cansei de ser fraco,e chorei até já cansar.Não posso mais atrasar as mudanças necessárias.Já estou perto de me formar.Não tenho emprego mais muitos trabalhos de faculdade e sonhos a sonhar.O mestrado próximo ano, eu vou tentar.Até um trabalho voluntário comecei no outro sábado!Só não tenho um tema pra monografia e pro mestrado ainda,acredita?Naquele mesmo ENEH que no inferno fui lançado por mim mesmo,pude sorrir e me maravilhar com a vida:a vanessa minha madrinha pude abraçar,e com Ívila Renata eu até conversei (Renato Russo e Zeca Baleiro pude escutar),e com kaliza pude até chorar.Na torre do relógio com Felipe me confessei, quando thaís fiz desmaiar.A Melissa me adoça a vida,e com ela gosto muito de conversar.No Ceará,na UECE outras bocas beijei.Mas toda vez que via a felicidade dela...eu sentia o torniquete apertar e espremer ainda mais o meu viver.E insistia em oprimi-lá.Foi por sorte que com Breno e Priscila eu me encontrei.No Piauí,irmãos,namorados,e primos agora eu tenho.E toda vez que converso com algum deles,Zoltan,sinto tanta gratidão que por eles eu muito amei.E não consigo expressar em palavras,só em lágrimas toda vez que no blog eu digito o que sinto...perdendo o ar.
Sei que Thaís andou me lendo, ja o blog dela já li e confessei.Peço perdão toda vez. Ela digita alegre sempre no chat, mas, sinto tristeza ao seu poema ler, porque a fênix sente sempre saudade,das decisões que teve que tomar.Um dia, talvez eu agradeça a Patrick,com gratidão a ele dar toda a felicidade que eu queria aquela que amava e que eu não pude dar.O orgulho,no meu aniversário talvez me impeça de abraçá-la, Zoltan.E ela de me abraçar.Ambos estamos feridos por dentro e por fora.AH deus,como eu queria ainda mais a beijar.No lago visistar.e ver o pôr-do-sol como antes...o que nunca mais irá voltar.Não sei se ela vai um dia me perdoar.Estamos estranhos,distantes.Ainda eu muito a amo,e as lembranças do lago vou levar,até o alzheimer ou a morte me levar.A música de Caetano que ela me emprestou,um dia terei que devolvê-la.Odiar não posso mais, por isso desejo que ela seja feliz aonde vá...mesmo que me odeie.
Espero não ler mais poemas sobre saudade dela não,quando no Rio de Janeiro ela chegar,e desembarcar no Galeão.Eu,alimento muito o lobo,solitário que por mim anda e vaga.Saudade eu irei senti de ti Soledade,e umas lágrimas eu não poderei te negar.Eu te amo por toda a vida,parte esquecida de minha matilha,que eu não soube amar.Cuide de Vivi,e viva em paz.
De você,eu jamais irei esquecer,Zoltan.Você foi outro lobo em minha matilha.Eu te amo,sempre,nunca se esqueça disso tá?Durante os nove meses que contigo eu convivi, aprendi mais sobre mim do que qualquer outra coisa que eu pude estudar.Você,vanessa e thaís me formaram no ABC.Agora da escola preciso me desvincular.O mundo adulto me espera,fora da caverna.Eu queria muito te abraçar.Por isso amigo eu te deixo,e manda um abraço e beijo pra Poliana se a encontrar.Diz a ela que Michel está bem,e que sua grande amiga tem um lindo bebê pra cuidar.Logo,logo,a turma dela se forma,é só questão do tempo passar.
Sinto saudades dos dois,mas,não pretendo mais ninguém acorrentar,se um dia nos veremos de novo,que seja para eu te abraçar.Prometo me tornar o homem que eu sempre desejei ser, por mim e por você.Não irei mais ameaçar me matar ou suicidar.Viverei,por nós três ^^(uma parada pra chorar).Sexta-feira tá chegando,e 23 anos eu terei,então antes de ir um lembrete a você:
Não esqueça por mim orar, que eu sempre te orarei...
Adeus,amigo Zoltan
Te amo.

Diego Costa Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário