Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Sobre a Amizade... (Impulsos: as desculpas que a vida nos dá...)



Começo esse texto dedicando ele a cinco pessoas em especial:Vanessa,Kakah,Danilo,Denizard e Eu mesmo.Mas,isso não será uma Ode ou homenagem dessa vez, pelo contrário: É uma reflexão sobre mim mesmo. Para começar, nenhuma dessas pessoas se conhecem pessoalmente, e a única coisa que tem em comum é a convivência com um cara extremamente complicado e complicador de uma coisa simples chamada, vida:Eu mesmo.
Tá,sem dramas e chororos,o negócio é basicamente isso: O último mês e essa semana tem sido bastante complicado para mim (tá matei a pau a concordância verbal,agora). Só que, pensado melhor, o por que ela tem sido complicada mesmo?Acho que a constatação é óbvia...por minha própria conta e risco.Ok,já espero os cascudos de Vanessa e Kakah (sobre a primeira até disse numa ode que posso acabar gostando,mas,isso é outra história...), por ter descoberto a América com quase um mês de atraso em relação ao ENEH (e danilo e denizard diriam uma década...é meninas,a coisa já foi pior...).
Eu sei,não sou fácil,e por falar em fácil digo aqui o que realmente sou: Impulsivo,exagerado,egoísta,depressivo,desmotivado...uma lista imensa que não cabe nesse blog.No entanto,o que eu tenho feito para modificar isso?Tem pessoas que se cansam e resolvem se matar,e depois escrevem em seus blogs para seus amigos seguirem em frente (ironia trash),outras dizem que são fênix e que ressucitaram como "novas pessoas" que se acharam...outras são como eu:simplesmente pessoas que tiveram ou tem dias ruins,quebrou a cara e tem que aprender a lidar com isso da melhor forma possível.
Certo alguém disse que eu deveria encontrar minhas próprias respostas as minhas perguntas...achei ela uma sacana:Até nisso eu deixei as pessoas dizerem o que eu devo fazer?Então passei bastante tempo pensando as palavras certas que ela havia dito a mim e querendo responder a ela a altura,sem perceber que naquele momento,tudo o que precisava ser dito já foi dito.Eu não precisava ter ido até um laboratório de informática para ter concluído isso.
Mas,sou teimoso,e como sou IMPULSIVO, fui até um lab de informática falar com uma pessoa, que já não tenho mais nada haver comigo, por achar que poderia estar salvando a vida de alguém (literalmente...) e porque queria provar a mim mesmo que eu já tinha superado meus traumas.Então percebi que apesar do nojo ter passado e da raiva não estar mais lá,a mágoa e o rancor ainda estavam latentes de ambos os lados.
Imagino vanessa lendo isso e preparando a mãozada para cima de mim...Não bastasse isso, magoei intempestivamente um amigo meu, sem querer,por causa do peso de minhas palavras.
O que ficou de lição para mim nisso tudo?Ficou o que disse certa vez Kakah,ontem,numa conversa pelo msn: Quando ela falou de minha impulsividade, eu disse que eu me sentia agora, falando de brincadeira, aquele pokémon que vivia se explodindo (se alguém souber o nome por favor me diga aqui ,pago recompensa¬¬¬!) ou o personagem de video-game Bomber Man, que vivia de explodir as coisas (quem não sabe,nunca teve infância,FATO!)...

Ela me respondeu sabiamente com sua filosofia nerd de ser:


"É só que o Bomber Man tentava explodir o mundo,mas sempre acabava explodindo ele mesmo...se ferindo sozinho no processo..."


Denizard sempre me disse:Manere seu jeito de ser, tente ser você,só que mais sociável.Impossível não pensar em meus melhores amigos quando vi isso.E quando ligo hoje, e falo com Danilo sobre a mesma coisa,penso:


Mas,que merda afinal eu to fazendo comigo mesmo?


"Não basta você dizer que mudou,você tem que mostrar ao mundo que mudou também,infelizmente, Matuza. Mas, não é você se mostrar: É você ser você mesmo,em suas atitudes com o teu próximo que mostrarão o quanto você mudou".


Denizard Borba.


E que atitudes eu tenho mostrado aos meus mais próximos?Atitudes de fraqueza, de imaturidade e incerteza?Será que vai dar em nada,tanta promesa,tantas palavras?E eu que falei,"nem pensar"!Não posso deixar isso ser esquecido,nem morrer na praia.Vanessa,Denizard,Danilo e Kakah...pessoas tão diferentes e distantes,que eu soube amar.Eu vou tentar,não por vocês,mas por mim mesmo,que quero mudar.


Diego Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário