Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Diego, Com Amor Mell



Certa vez eu escrevi ou melhor transcrevi uma resenha de um livro e dediquei a Diego, o conhecido Lobo Solitário.
O livro se entitula O Lobo de Esterpe e mais uma vez eu o usarei para falar do mesmo de Outrora, O Diego.
Esse é um texto digamos "diferente" dos demais que a ele enderecei . Isto porque das outras vezes eu sempre respondi a algo que ele havia me escrito, ou escrevi em algum momento "crucial". 
Desta vez , o que me move a escrever não é nada além de dizer o que sinto, pois é algo que tenho aprendido esses dias, a não esperar que o amanhã traga uma oportunidade para fazermos o que podíamos ter feito. 
 E para começar eu gostaria de falar quando eu o conheci . Quando eu realmente o conheci . Apesar de nos falarmos quase todos os dias e apesar de tê-lo visto pessoalmente num encontro de estudantes de História , o Diego que hoje é meu amigo, só vim conhecer depois.
Trocávamos Recados. Em um deles ele me perguntou quem eu era e eu indiquei esse espaço, o meu blog. Caso ele desejasse me conhecer.
E em Resposta ele disse-me que Aqui eu apenas deixaria as pessoas verem o que elas quisessem, então não seria tão válido assim.  E eu para variar mando um resposta imensa para ele, justamente falando sobre o que sempre julguei uma qualidade nas pessoas : Minha Sinceridade.
Após isso, participamos juntos de uma entrevista e algumas coisas nela me fizeram ficar com ciúme . Dele e de outro alguém que se tornaria minha irmã de alma , a minha sensatez (irônico não ? )
E por esse e outros motivos eu sumi um pouco e só vim reaparecer  uma semana depois e encontrei recados dele e de minha (na época futura) irmã e um e-mail dele.
Combinamos algumas coisas para setembro que não foram compridas e ele já disse certa vez que "dei o bolo nele" embora não tenha dito como .
De qualquer modo, foi depois de voltar para casa que conheci o Diego tal como ele é .
E é desse tal como ele é que quero falar .
Ao fazer o blog dele  o mesmo se " rotulou " como Lobo Solitário e para os "desinformados " aqui vão algumas informações  científicas sobre os Lobos :
Lobo ou lobo-cinzento (Canis lupus) é o maior membro selvagem da família canidae É um sobrevivente da Era do Gelo originário durante o Pleistoceno Superio, cerca de 300 mil anos atrás. Embora não seja tão adaptável a presença humana como as espécies de canídeos mais generalistas, os lobos tem se desenvolvido em florestas temperadas, desertos, montanhas, tundras, taigas campos e até mesmo em algumas áreas urbanas. O lobo-cinzento, o lobo-vermelho (Canis rufus) e o lobo da etiópia (Canis simensis) são as três espécies oficiais de lobos, os demais são considerados subespécies.
Os lobos têm pêlos volumosos consistindo de duas camadas. A primeira camada é feita de pêlos resistentes que repelem água e sujeira. A segunda é um denso pêlo resistente à água que o isola.Embora tenha um olfato relativamente fraco quando comparado a outros canídeos, o lobo possui uma audição bastante apurada, ao ponto de ser capaz de ouvir a queda de folhas das árvores durante o outono. Sua visão noturna é a mais avançada da família dos canídeos.
E agora algumas "informações não científicas" sobre o mesmo :
Aquela fama de ser mal para a humanidade, assim como foi com as bruxas, por pura falta de conhecimento, alastra mais fácil pelo mundo do que as qualidades verdadeiras de qualquer ser.
Por muitos anos e muitas culturas o lobo assombrou a mente das pessoas com lendas mal conduzidas de sua natureza. A famosa falta de informações.
Pelos hábitos do lobo foi mais fácil associá-lo ao bestial e monstruoso, do que questionar sua função na natureza.Na mitologia o lobo teve os dois lados, o bom e o mal. Em alguns lugares do mundo ele era um deus da morte, pelos seus costumes noturnos, e em outras culturas era o deus da fidelidade e fertilidade.
Em vários lugares do mundo ele foi considerado parceiro das bruxas e bruxos, na Espanha o lobo era conhecido como montaria dos feiticeiros. E existem várias histórias de “lobo mal”!
Sua ligação com os feiticeiros era por serem representantes das florestas, onde anunciavam o conhecido e o desconhecido, e por serem respeitados por suas funções de natureza mágica
Seus uivos não são para a lua, eles apenas uivam para marcar território, por diversão, para pedir ajuda ou para lamentar uma perda.Em magia ele representa a habilidade de liderança, a fidelidade, a esperteza e do eterno romantismo, pois possuem apenas um parceiro para a vida toda. É um guia e guardião em viagens.

Bem depois dessas informações , voltemos ao Diego e a algumas caracteristicas dele em especial . Em Primeiro lugar ele realmente é um Sobrevivente. Não da Era do Gelo mas sem dúvida um sobrevivente em meio as tristezas, as dúvidas, aos punhais que tem em sua vida. E ele também tem camadas. E corremos o risco de ficar na superfície se lançarmos apenas um olhar para ele. E é preciso paciência. Atenção.  Para que as camadas se revelem. Tal como um lobo ele as usa para se proteger, repelir. E sua irônia e humor o isolam. Mas não de todos.
Tal como um lobo eu diria que ele tem uma audição apurada. E ele me escuta.Mesmo o meu silêncio. Ele entende quando estou magoada e me calo. E ele afaga. Com a mesma mão que apedreja. E sabe, até suas pedras são poéticas. Mesmo que doam . ¬¬
É facil você enxergar apenas um lado de Diego, aquele que ele mostra . E um trecho do livro Lobo de Estape fala mais do que eu posso dizer para retratar isso : " “[...] fui tendo consciência de que a sua enfermidade se não devia a imperfeições da sua natureza, mas antes à grande abundância de seus dotes e faculdades desarmônicas. Pude comprovar que Haller era um gênio do sofrimento, que êle, no sentido de muitos aforismos de Nietzche, tinha exercitado dentro de si uma capacidade de sofrimento ilimitada, genial, terrível; compreendi ao mesmo tempo que a base do seu pessimismo não traduzia desprêzo pelo mundo, mas desprêzo por si mesmo, pois se, sem rodeios inúteis e com um sentido demolidor se referia às instituições e às pessoas, era sempre e em primeiro lugar contra êle mesmo que dirigia os seus sarcasmos, era êle próprio o primeiro a quem odiava e negava.”
E quantas vezes Diego menosprezou a si mesmo quando apontávamos alguma atitude sua que não gostávamos ? Quantas vezes ele foi o seu próprio Carrasco ?
O que eu quero dizer a Ele hoje é que, embora eu tenha apontado e criticado certas atitudes e textos seus o que eu gostaria de fazer era dizer-te : Eu sei que sempre falo em sinceridades,mas pensa, amigo lobo, que elas machucam muito e eu não entendo como você não enxerga isso .  Eu gostaria de entender. E não estou falando de suas intenções. Elas nunca são o que nós achamos e eu sei que é difícil tentar pensar por nós e ainda pensar no que os outros pensaram a respeito de tal coisa, mas você poderia se esforçar, apenas um pouco e ver que certas coisas podem ser silenciadas mesmo que para você elas sejam uma piada ?
Eu gostaria de poder fazer você enxergar por meus ollhos o que as vezes você não enxerga.
E eu não queria usar palavras duras para te dizer isso. Ao contrário. Eu gostaria de dizer que  eu vejo o quanto você se aprimorou esses meses e o quão feliz estou por não teres uma metralhadora de mágoas apontadas para os outros embora ela as vezes insista em querer voltar a cena. E que apesar de algumas recaídas eu estou aqui , sempre para te apoiar e amar-te, meu amigo .
Eu poderia dizer que admiro o modo como você escreve para mim, mesmo quando são punhais, e o quanto eu sinto quando você não vê a imensa força que há em você. Que te faz dar exemplos tão maravilhosos de não desistência, como hoje quando falaste do Javali .
Que te faz humano. E e sua humanidade que amo. E mesmo quando não sabes o que dizer, saiba que as palavras, essas mesmas que eu disse admirar , elas nada são comparadas a sua amizade. E ela é sentida mesmo em silêncio. Ela é sentida na forma de um abraço, na Forma de uma Flor. Na Forma de Um Sorriso.
Ela é sentida por Mim, Mesmo escrevendo meu nome errado ¬¬ rsrs.
E não são erros gramaticais , morfológicos ou de qualquer outro tipo que vão diminuir meu amor por você.
Mesmo sem um L do meu Mellissa, Mesmo me chamando de dramática. Mesmo as vezes escrevendo punhais. O amor de nossa amizade é maior que tudo isso.
E eu espero que você fique bem. Você me deve um guarda chuva de amor  *=
Com imenso Afeto e Ternura, Mell


Nenhum comentário:

Postar um comentário