Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Sócrates e As Nuvens ( A Comédia)


Uma imagem bem bonitinha pra ninguém se ofender...



Dumb - Nirvana

Não sou como eles
Mas posso fingir


Aristófanes era um idiota.Metido a bonzão.A fazer gracinhas.A ser engraçado.Era infantil.Ele não tinha noção.Ele não era gentil Custava ao menos ele ter calado a boca naquela vez? Aquilo tinha sido demais, pavoroso.Desumano.COMO ELE PODE RIDICULARIZAR O GRANDE SÓCRATES DAQUELA MANEIRA? O HOMEM MAIS INTELIGENTE DE TODA A GRÉCIA!COMO ELE PODE USAR A IMAGEM DELE DE FORMA TÃO INDEVIDA?É todos se perguntaram isso na estréia da peça "AS NUVENS", uma comédia escrita por Aristófanes.Nessa comédia, Aristófanes conta a história de Sócrates, um homem que vivia a comer na casa dos outros,a pensar em besteira, a falar merda que as pessoas achavam incrível, ou por não entenderem ou serem falsas demais para admitir,e que vivia de fazer perguntas o tempo todo, enquanto sua esposa se matava diariamente para sustentar aquele "Grande Homem" que não fazia absolutamente nada...


O sol se foi
Mas ainda tenho uma luz
O nome da peça remete diretamentea um hábito que o velho, feio, anão, e sujo Sócrates tinha: Passar horas, e horas olhando para as nuvens, como se buscasse respostas aos seus questionamentos.Inevitavelmente, ele sempre acabava tropeçando nas coisas e nas pessoas (Tal como Heráclito), e inevitavelmente ele se expunha ao rídiculo.TODOS RIAM DELE.Alguns na cara.Outros disfarçadamente,caladamente.ERAM GENTIS HOMENS.E alguns obviamente posavam de amigos,sempre tentando serem compreensivos...


O dia acabou
Mas eu estou me divertindo
A resposta a peça de Aristófanes foi imediata: TODOS OS DISCÍPULOS E SEGUIDORES DE SÓCRATES SE APRESSARAM A JOGAR PEDRAS NO COMEDIANTE.Houve ameaças de morte.Outros se calaram e apenas comentaram a boca pequena.Alguns escreveram sobre isso.E dessa vez,até inimigos públicos deles os apoiaram,afinal inimigo de meu inimigo, é meu amigo.Por exemplo, num dos livros de A REPÚBLICA, de Platão, na sociedade que ele idealizava, ele coloca na boca de SÓCRATES que a Sociedade Ideal deveria ABOLIR A COMÉDIA POR EXPOR OS HOMENS AOS SENTIMENTOS DE RÍDICULO.Sendo assim,SÓ A TRAGÉDIA DEVERIA EXISTIR, PORQUE A TRISTEZA E A SERIEDADE LEVARIAM OS HOMENS AO APERFEIÇOAMENTO MORAL.


Acho que sou idiota
Ou talvez sou só feliz
Acho que sou só feliz...
OS HOMENS DEVERIAM SE LEVAR A SÉRIO, PARA QUE A SÉRIO PUDESSE TRATAR SEU SEMELHANTES COMO IGUAIS.QUEM EXPÕE O OUTRO NÃO PASSA DE UM SER INFERIOR.Um conceito nobre, se a sociedade de Platão não fosse proto-totalitária, como a sua inspiradora Esparta...


Acho que sou só feliz...
É, nos padrões de hoje, Aristófanes provavelmente seria um blogueiro.Por ser a internet o meio mais popular, tal como era o teatro na Grécia Antiga. O interessante de tudo isso foi contudo a resposta de Sócrates: ELE RIU!E RIU HORRORES COM A COMÉDIA DE ARISTÓFANES!Para o constrangimento de muitos discípulos.O Sócrates foi pessoalmente até Aristófanes dizer que ele tinha toda a razão, e mais, que ele poderia ter ido mais longe.Ele o agradeceu por dizer o que todos pensavam dele, de sua imagem, mas que não tinham coragem de dizer na cara.Até sugeriu novas críticas a ele mesmo!Depois disso, Aristófanes virou um grande amigo de Sócrates, para o ódio de muitos, a ponto de chorar na morte dele (Fato que não é mencionado em Apologia de Socrátes e Fédon, escritos por Platão, que tinha terríveis mémorias de Aristófanes).


Meu coração está quebrado
Mas eu tenho um pouco de cola
Diogénes era um idiota.Metido a bonzão. A fazer gracinhas. A ser engraçado.Era infantil.Ele não tinha noção.Ele não era gentil. Custava ao menos ele ter calado a boca naquela vez? Aquilo tinha sido demais, pavoroso.Desumano. COMO ELE PODE TER RIDICULARIZADO ALEXANDRE MAGNO DA MACEDÔNIA DAQUELE JEITO?O HOMEM MAIS PODEROSO DE TODA A GRÉCIA!E FUTURAMENTE DE TODO O MUNDO ANTIGO!


Me ajude a inalar
E consertá-lo com você


Alexandre estava de passagem na cidade de Diogénes, e ouviu dizer que um dos homens mais inteligentes de toda a Grécia vivia ali. Ao chegar lá, com todo o seu poderoso exército, no auge da fama, encontra um imensa Anfora quebrada, aonde vivia o Diogénes, na mais extrema miséria.A sua corte riu e zombou do velho do tonel.Alexandre também não podia esconder o riso, e talvez Aristóteles também,seu mentor.


Podemos flutuar por aí
E pendurar numas nuvens


Então,Alexandre num gesto imenso de humanidade para um rei disse aquele homem que ele poderia ter tudo que ele quisesse naquele instante, afinal, ele era o homem mais poderoso do mundo.Diogénes respondeu:

- Saia da frente do meu sol!

Alexandre estava fazendo sombra a Diogénes.Silêncio.Talvez,longos minutos de silêncio.Ele era louco?Só faltava isso para confirmar.Todos ali esperavam o fim: Diogénes estava morto.Então...ALEXANDRE EXPLODIU DE RISOS!Para a consternação geral de sua corte.Alexandre respondeu então que ele estava diante do homem mais inteligente de toda Grécia, e fez mais: A partir daquele momento,aquele homem seria protegido pessoal dele, ninguém mais,NINGUÉM,poderia tocar nele,sob pena de morte.Alexandre se virou,devolveu o sol aquele homem, e foi embora da cidade...E Diogénes continuou tomando seu banho de sol, como se nada tivesse acontecido.


E daí descemos
E teremos uma ressaca... teremos uma ressaca


São Franscico de Assis era um idiota.Metido a bonzão.a santinho.A fazer gracinhas.A ser engraçado.Era infantil.Ele não tinha noção.Ele não era gentil Custava ao menos ele ter calado a boca naquela vez? Aquilo tinha sido demais, pavoroso.Desumano. COMO ELE PODE CONSTRANGER E EXPOR AO RÍDICULO OS PRÓPRIOS PAIS! IMPERDOÁVEL! O cara era de uma das famílias mais ricas de sua cidade, fica nu, em praça pública e doa suas roupas a Igreja.NO MEIO DA RUA!Será que ele não pensa no que os pais sentiam não?E ainda fundou uma ordem religiosa que só vivia de mendicância...


teremos uma ressaca


Pra piorar, teve uma vez que jogaram lama nas vestes dele,sabe o que ele disse?


- Melhor do que tivessem jogado pedras!


Dá pra acreditar? E John Huss então?O cara falou o que bem quis e foi queimado.E Luthero?Cara, ele constrangeu o Papa com aquelas 95 Teses afixadas na porta de uma catedral.Karl Marx então?Nietzsche falou que Deus está Morto!E aqueles tapados que seguiram uma virgem de interior na frança com nome de JoanaD'arc só porque ela ouvia vozes (?) que diziam a ela pra salvar a França da Inglaterra?A otária morreu queimada traída pelo próprio rei que tinha como santo...E isso,porque eu nem falei de Galileu Galilei, dos judeus,e do resto...


Arranque a pele do sol
Caia no sono
Sonhe acordado
A alma não vale nada
Lição aprendida
Me deseje sorte
Acalme a queimadura
Me acorde...


William Shakespeare tinha tudo pra ser inteligente.Tinha mecenas, a rainah da Inglaterra, a poderosa Elisabeth II. Tinha o próprio teatro, The Global Theather.Tinha fortuna, mansão. Nobreza. Tudo que pessoas como o fracassado Maquiavel queriam. E aí...Ele resolver fazer comédias satirizando a própria corte do qual fazia parte!Que estúpido!Isso é ter vontade de se queimar...


Não sou como eles
Mas posso fingir
O maior de todos:JESUS CRISTO.Amar o próximo?Putz!Morrer pela humanidade?Que Imbecil!Pra quê!Ele não viu que ela nunca vai mudar?E que sempre será escrota, mesquisa, rídicula e cruel? Fizemos Cruzadas, Inquisição, Bombas Nucleares, Holocaustos...Dois mil anos se passaram,e o máximo de cristão que as pessoas fazem hoje em dia é montar uma igreja e faturar em cima disso...E lembrar do aniversário dele no natal, no regime da Páscoa,e do Carnaval.


O sol se foi
Mas ainda tenho uma luz
O dia acabou
E eu mas estou me divertindo
É, no fim das contas todos exemplam mostram o seguinte.Não dá para conviver com os seres humanos.Não dá para entender eles, compreender eles.São falsos, mesquinhos ,egoístas. Enxergam o próprio umbigo. Condenam tudo o que pensa diferente e os constrange.Sábio é caranguejo ermitão:Fica na sua concha,e depois só sai pra trocar por outra.Não incomoda ninguém, não precisa conviver com ninguém.E só precisa do das sua espécie pra acasalar, porque sabe que encontra outro igual a ele, da mesma espécie, é perda desnecessária de energia, tempo e só causa do de cabeça.É melhor não ser um idiota, como essas pessoas...
Acho que sou idiota...
Acho que sou idiota...
Acho que sou idiota...
Acho que sou idiota...
Acho que sou idiota...
Acho que sou idiota...


Acho que sou idiota
Talvez eles sejam isso ou...


Ou talvez sou só feliz
Acho que sou só feliz...
seria bom ser feliz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário