Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Festivais de MPB (Tv Globo)


Símbolo da TV Globo, anos 60 e 70.

Festival Abertura

Comentário: O ano é 75, e o título é em sugestivo, visto que em alguns tempo depois teríamos a anistia. Fora isso, esse festival ´é marcado pela diversidade cultural: traz a música que lançou a carreira de Djavan, mais uma de Walter Franco,  a grande Clementina de Jesus,e Alceu Valença com Zé Ramalho. Hermeto Paschoal e Luiz Melodia sou outras presenças marcantes.
Comentário: Confesso minha total ignorãncia sobre o compositor e intérprete acima, mas para estar em primeiro lugar, deve merecer.
Comentário: Segundo palavras de Djavan, essa foi a música que o lanção para a carreira artística.O que mais quer que eu diga?Cresci ouvindo o som desse cara, rever ele tem sabor de boa infãncia musical...
Comentário: Confesso que minha curiosidade sobre esse homem cresce na proporção em que ele aparece constantemente nos festivais...a conferir.
Prêmio Melhor Trabalho de Pesquisa: Vou Danado Prá Catende (Alceu Valença) - Intérprete: Alceu Valença
Comentário: Sabe, para quem acompanhou esse blog recentemente, é estranho para mim rever essa música. O motivo é que esta foi a primeira música do blog mundo público, universos particulares , o blog justamente da pessoa que mais machuquei essa semana,e que me atingiu também.Porém, antes das brigas, essa música traz boas lembranças, e é a essas lembranças que agradeço alceu valença e zé ramalho me trazerem essa noite.Obrigado.P.s:Aproveitando o ensejo, vim aqui humildemente perdi perdão a todos desse blog pelas declarações e posts infelizes publicados semana passada, especialmente para THAÍS SOLEDADE e MELISSA.Minahs sinceras desculpas.
Prêmio Melhor ArranjoPorco na Festa (Hermeto Paschoal) - Intérprete: Hermeto Paschoal
Comentário: O saudoso Hermeto Paschoal em mais uma apresentação incrível!Infelizmente, só temos o aúdio para saber...
Prêmio Melhor Intérprete: A Morte de Chico Preto (Geraldo Filme de Souza) - Intérprete: Clementina de Jesus
Comentário: Infelizmente, não consegui encontrar a versão orginal da música, por isso coloco o desse grupo.
Comentário: "Baby te amo, nem sei se te amo...", se essa música com Gal Costa já mostra a beleza e o charme do cantor, aqui ele mostra o que é ser um negro homem de verdade...


Símbolo da Tv Globo, anos 80

MPB 80

Comentário: A década perdida da moda traz novidades que convulsionariam o mundo. Entretanto, noto que o perfil desse festival ainda é bastante clássico, e o rock in roll não fez sua presença aqui, infelizmente...
  • Emissora: TV Globo
  • Data: Maio 1980
  • Classificação:
  • 1º Lugar: Agonia (Mongol) - Intérprete: Oswaldo Montenegro
Comentário: Essa música deu o primeiro lugar que deveria ter sido de bandolins no festival da Tv Tupi...aqui se fez justiça! 
Comentário: A conferir... 
  • 3º lugar: "A massa" (Raimundo Sodré e Antônio Jorge Portugal)), interpretada por Raimundo Sodré.
Comentário: Como diz o cara que postou essa música, "uma riqueza esquecida da nossa MPB..."
Melhor Intérprete: Porto Solidão (Zeca Bahia e Ginko) - Intérprete: Jessé
Comentário: Essa foi a Época de Ouro das capas de discos estilosas e canções amrcantes.FATO!  
Participantes do MPB SHELL/80
Demônio Colorido (Sandra de Sá) - Intérprete: Sandra Sá
Comentário:Confesso que não sou muito fã de Sandra de Sá, mas que ela chegou chegando enssa música, isso sim,ela fez! 
Nostradamus (Eduardo Dusek) - Intérprete: Eduardo Dusek
Comentário:Cara, esse vídeo é uma pérola...o que esse cara tá fazendo no Rock In Rio 1985?Só me pergunto como ele não apanhou dos "metaleiros" (nome preconceituoso que a Rede Globo inventou para definir os Headbangers, que odiaram as apresentações do Barão Vermelho e outros nacionais,e só veneravam os deus do metla como o Iron Maiden _\,,/) .Para tá cinco anos depois desse festival lá,deve ter algo que preste...Ah,e a galera vibrando ao som dos teclados Yamaha é show!Bem progressivo mesmo...
Mais uma Boca (Fátima Guedes) - Intérprete: Fátima Guedes
Comentário: Tá, não faço a mínima idéia de quem seja essa criatura, alguém se lembra? P.s;Isso seria um proto-videoclipe?
Essa Tal Criatura (Leci Brandão) - Intérprete: Leci Brandão
Comentário: Olha, diversidade foi a palavra da vez aqui...Leci Brandão num tempo em que ela aparecia na Rede Globo sem ser no carnaval comentando desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro (Morro de sono toda vez que ela fala coms eu ajrgão técnico,melhor ela cantando mesmo u.u). 

MPB Shell 81
Comentário: Confesso minha total surpresa ao ver Lucinha Lins cantando e aind amais estando em primeiro lugar num festival!Só me lembro dela cantando o filme musical infatil Os Saltimbancos Trapalhões, em que ela interpretou magistralmente a música tema da gata, de Chico Buarque. Só com Vanessa da Mata, teríamos uma interpretação a altura da dela.Ainda assim, só a conhecia como atriz (que modéstia aprte, faz falta).Uma agradável surpresa ^^!
Comentário:"Se o festival fosse hoje, "Planeta Água" teria tido também a preferência do júri, e não só do público. "Purpurina" é tecnicamente bem feita e, embora a melodia não seja tão original, salva-se pela belíssima voz da Lucinha Lins.Pouca gente se lembra de "Purpurina"; já "Planeta Água", está cada vez mais atual, pelo sério problema que antecipou!" jArgemiro 2 dias atrás, Youtube,comentário da música Purpurina de Lucinha Lins. 
Comentário:Um bom samba, pra matar saudade ^^ !

MPB Shell 82

Comentário:Aqui, chegamos ao i´nverno dos festivais - Esse será o último festival da Shell e o Penúltimo de MPB.Emílio Santiago é a grande surpresa, ganhando o primeiro lugar.E aqui a música Dona, que seria o sucesso arrasa quarteirão do Roupa Nova, na Novela Roque Santeiro, ao ser a trilha da famosa viúva Porcína de Regina Duarte, faz sua primeira aparição tímida, na voz de Sá e Guaraubyra...Três anos depois, o país se renderia a ela com o Roupa Nova.
  • Emissora: TV Globo
  • Data: 1982
  • Classificação:
  • 1º Lugar: Pelo Amor de Deus (Paulo Debétio e Paulinho Rezende) - Intérprete: Emílio Santiago
Comentário: Emílio Santiago, num tempo em que ele aparecia mais na televisão brasileira, e não sofria o injusto esquecimento do público e  ostracismo da crítica.
  • 2º Lugar: Fruto do Suor (Tony Osanah e Enrique Bergen) - Intérprete: Raices de America
Comentário: Desconheço,mas pelo clipe, deve ser interessante.
  • 3º Lugar: Doce mistério (Tentação), (Tunai e Sérgio Natureza) - Intérprete:Jane Duboc
Comentário:Infelizmente, não encontrei essa cançãos...uma lástima!+2
Participantes do MPB SHELL/82
Dona (Sá e Guarabyra) - Intérpretes: Sá e Guarabyra

Comentário:Sucesso arrasa - quarteirão na voz do Roupa Nova, especialmente para Anna Reinaldo.

Festival dos Festivais

Comentário:O último Festival de MPB é um marco por ser bem no ano da redemocratização.Talvez por isso a era dos festivais acabaram: Esse final simbólico mostra-se como uma ruptura necessária com uma antiga era associada ao governo dos militares.
Comentário: AI MEUS OVOS! Essa versão infâme da música de Kate Bush (Que já tem um agudo insurportável no original com o título de Wuthering Heights, piora ainda mais  quando André Matos, resolve incluir ela numa demo do Angra...óh dor u.u!), uma protegida do Roger Waters (Pois é, até os deuses erram!), do Pink Floyd, é para pedir um suícido ou realizar uma tortura piscológica (Discorda?Tenta ouvir isso num Karaokê,pra ver o que é bom pra tosse...).
Comentário:Esse segundo lugar só pode ser explicado pelo clima de balada pela reabertura democrática do Brasil, sério...
Comentário: Como Leila Pinheiro pôde ter ficado em terceiro lugar?Depois de Tetê Espíndola,nunca mais alguém ousou fazer um festival do gênero...FATO!

Bem aqui termino a série sobre os festivais de MPB.A publicação será feita de trás para frente, do último até o primeiro, terminando com a reunião de todos os festivais em um único post.Espero que os remanescentes que ainda me lêem gostem.Muito obrigado.

Um comentário:

  1. Tete Espíndola um horror,concordo plenamente, impossível não ter ouvido Fátima Guedes nessa belíssima interpretação, ouça e verá que tenho razão...
    Planeta Água na minha opnião foi a melhor música de todos os festivais.
    Ps: gostei do seu blog
    Abraços
    Marinir

    ResponderExcluir