Pesquisar este blog

sábado, 12 de fevereiro de 2011

O Teatro dos Vampiros.



Sempre precisei
De um pouco de atenção
Acho que não sei quem sou
Só sei do que não gosto
Nesses dias tão estranhos
Fica a poeira se escondendo pelos cantos


Era tudo uma questão de lógica: Eu tinha feito uma cagada na internet de muito mal gosto, com uma pessoa que não queria e eu não deveria ter feito,e que para completar mal conseguia visualizar esse blog.Com toda a razão: Além de doer os olhos, ele costuma comc erta frequência doer nos sentimentos. É, me senti culpado. Blefe? Não,longe disso: Estava falando sério quando disse que abandonaria isso aqui.E as palavras que falei eram os sentimentos que eu tinha naquele momento.E depois da notícias de minha amiga, de seu tumor e da minha completa inabilidade,a lógica era simples: Eu era um idiota.
Esse é o nosso mundo
O que é demais nunca é o bastante
E a primeira vez
É sempre a última chance
Ninguém vê onde chegamos
Os assassinos estão livres
Nós não estamos

Era tudo uma questão racional: Era óbvio que eu não nasci para lidar com os seres humanos. Que eu nunca os compreendi nem conseguiria me adaptar a eles.Que eu era um pleno fracasso como amigo, como fui como namorado e afins.Então,por que deveria me importar com os seres humanos?Quando mais novo, conheci o pior que  ahumanidade poderia me dar: Espancamentos, humilhações raivas, segregações, desprezo.Aprendi com os humanos, a arte do desprezo, e da ironia.Coisas que vejo até hoje a cada risadinha sobre mim, a cada ofensa, apartheid...Afinal,queridos colegas de ENEH,vocês sabiam que aquela dignissíma delegação da UFPE, em particular um grupo influente, foi responsável por uma informal e involuntária (?). mas muito eficiente, campanha de difamação da minah imagem, a tal ponto que gerou um belíssimo APARTHEID dessa pessoa que vos fala?É a ponta do iceberg.Quem já andou pela federal de pernambuco e conhece suas mesquinhezas e politicagens sabe do que falo.Não que eu seja um anjo:Sou como o seraphin Lúcifer "Estrela da Manhã", o mais belo de todos os anjos: Sempre caio por conta de meu orgulho, vaidade e melindre.Como disse uma certa vez, o mais belo dos anjos não é o mais confiável.Era lógico, racional: Para que ficar alimentando esse espaço?Simples assim: Resolvi desisti não só dele, mas de todos, e até de mim, me recolher ao mundo em que sempre me refugiei na minha solidão.Os livros.

Vamos sair
Nós não temos mais dinheiro
Os meus amigos todos estão
Procurando emprego
Voltamos a viver
Como há dez anos atrás
E a cada hora que passa envelhecemos dez semanas
Vamos lá tudo bem
Eu só quero me divertir
Esquecer dessa noite
Ter um lugar legal pra ir
Já entregamos o alvo e a artilharia
Comparamos nossas vidas
Esperamos que um dia nossas vidas possam se encontrar
As respostas na internet, os comentários, tudo referendava e me dava certeza da minha decisão. Estava claro, tudo suficientemente claro.Era a melhor forma.A mais lógica. A mais racional. Como não, é só ler esses dois textos:  Texto 1 e Texto 2 . Querem mais verdade do que essas?Mais transparência?Mais "gentileza"?Estava lá, tudo lá. Eu só precisava de um estímulo, já tinha meu mote e justificativa. Elas me deram ao confirmar todos os seus sentimentos e os meus naquele momento.Estava provado. Comprovado. Lógico. Racional.Prático.Simples.Olho por Olho, dente por dente. Então, por que continuar?Só ia ser drama desnecessário, gasto desnecessário de energia.De tempo.De paciência.De auto-piedade.De sentimento.Já que eu incomodo tanto, firo tanto, a minha única forma era abdicar.Como o ex-ditador do Egito.Fugir, diante dos fatos.E daí que as pessoas me julgassem como dramalhão?Seria melhor ainda para mim,mais conveniente.Facilitaria o processo de esquecimento: Quem em especial tem amigos que valham poesias e já aguentou tanto de mim, iria tirar de letra..E daí ,que ela pensasse que era pra chamar atenção?Ela ficaria com raiva,magoada de certo,mas depois, iria voltar a sua vida prática, estaria com pessoas mias interessantes e na federal seríamos não mais que estranhos.Com o tempo ela se acostumaria, e eu também.Toda dor que eu tivesse ,era só descarregar em trabalhos da faculdade, livros e no emprego como sempre faço.Ou na psicológa.Facilitaria o trabalho.Seria assim, sem dor.Não faria falta, e as pessoas se acostumariam com isso, e até arrumariam pessoas melhores para me substituir.NINGUÉM É INSUBSTITUÍVELSe não funcionasse,era só morrer depois.Simples assim.

Quando me vi tendo de viver
Comigo apenas e com o mundo
Você me veio como um sonho bom
E me assustei
Não sou perfeito
Eu não esqueço
A riqueza que nós temos
Ninguém consegue perceber
E de pensar nisso tudo
Eu, homem feito
Tive medo e não consegui dormir

Era tudo muito lógico, tudo muito racional. Simples, prático, sem dor.Planejado.Preciso.A facilidade em as pessoas me julgarem seria pela primeira vez conveniente:Eu não era um palhaço, um idiota?Pronto!A obra-prima!Entretanto,meio com sono,depois da madrugada escrevendo, resolvo por curiosidade, entrar no ebuddy.Não falaria com ninguém era só impulso mesmo.Ver quem tinha saído se demitido do meu msn.Até uma pessoa saiu do meu blog!E nem faço nem idéia quem seja...E como eu ia fechar o msn, o orkut, me isolar, eu apenas ia selecionar quem ia ser expulso desde já.Nesse meio tempo já tinha lido esse texto , que eu considerei apenas mais uma manifestação inútil de raiva.E daí que ela achasse que era atenção?Que se foda, ela só tava pensando igual a todos os outros, apenas gasntando digitais pra me ferir,mais e mais.Só me deu mais razão.Eu não era um pseudo-amigo?Então,por que ela devia se importar comigo?EU não era o covarde, infantil, o sem noção, o metido a engraçadinho?Eu não era tudo isso pra ela?Sinceramente,eu cheguei a rir da imagem que ela me caracterizou de josélito e de sua "Lição de Moral" idiota.Dane-se que ela não desistiu, oblog é meu!EU faço dessa merda o que eu quiser!E sem falar que durante muito tmepo,sempre orndou a idéia de uma fastamento em definitivo.Só ia por em prática.E aí, ela vêm,e resolve desafiar a minha lógica...
 
Vamos sair
Mas estamos sem dinheiro
Os meus amigos todos estão
Procurando emprego
Voltamos a viver
Como há dez anos atrás
E a cada hora que passa envelhecemos dez semanas
Vamos lá tudo bem
Eu só quero me divertir
Esquecer desta noite
Ter um lugar legal pra ir
Então ela entra no msn, intempestivamente, com sua indignação patética para cima de mim.E veio falando de seus traumas,suas lições de vida...Uma perda de tempo.Eu já tava decidido já.Por que ela ainda queria se dar a esse trabalho todo?Se enxerga garota!Acabou, não tem amis!Quer o quê?Não queria mais briga, já tava cansado d etudo.E ela não tava ajudando em nada, até porque aquela ladainha ela já tinah contado no dia anterior e já tinha feito o seu efeito.De saco cheio,e pensando em bloquear ela já, resolvo fazer uma simples pergunta:
 
POR QUÊ?
 
Por que tudo aquilo?Por que tanto esforço?Porque ela não fazia como os demais? Por que ela não desistia de uma vez de mim?Será que dois anos não foram suficientes?Será que o ano passado inteiro não tinah sido suficiente?Será que o que todo mundo já tinah falado sobre mim e o que ela manifestava em seus textos não era o suficiente?Que tipo de pessoa sádica era essa? Ela mesma disse que eu era um problema com cinco letras, que eu não sabia dizer as palavras necessárias na hora H.Ela nem podia reclamar de amigos, tinha uma fmaília inteira, literalmente deles.Sozinha jamais ficaria.Atenção?Que infantil,então!É essa a pretensa superioridade que ela arrotou no seu texto?Não,não fiquei envaidecido com ess aprocura.Ela conseguiu passar sua lição d emoral,pronto,já teve toda atenção que queria,conseguiu descarregar sua raiva ,sua mágoa.Agora era só bloquear, e ela ia seguir feliz na sua vid amundana.Só achava tudo aquilo patético.Então,ela quebrou a minha lógica ao responder.
 
PORQUE EU TE AMO. 

Já entregamos o alvo e a artilharia
Comparamos nossas vidas
E mesmo assim
Porque ela precisava dizer aquilo?Pra quê?Ela queria me ferir mais, cutucar uma ferida, mexer num ponto fraco?Que tipo de covardia era essa?Senti ódio...Antes que pudesse responder e já com raiva, ainda arrematou irônica que ela era masoquista, porque queria meu bem, me amava como amigo,e não podia deixar que eu fizesse aquilo comigo, porque sem aquele blog, como eu ficaria?Eu confesso que fiquei lívido e não acreditei.E ainda insistir em dizer

POR QUÊ?

Isso não tinha lógica!Não era racional!Ela tinha todos os motivos,os mais justos e sensatos,por quê?Será que ela tinha noção do que tava fazendo?~Ela é pródiga em agir por impulso,nada mais natural.E então antes de continuar, sendo prolixo. Ela responde de novo:

Eu já lhe disse, quer que eu repita? PORQUE EU TE AMO. 
 
E toda minha lógica se foi como nuvens em meus olhos.Aquelas mesmas que eu prometi a Melissa que a protegeria caso chuvesse,num guarda-chuva de amor.O meu etos de lobo, jurei nunca deixar ninguém para trás.Me lembrei dela na hora.Perdi a razão.Aquela mulher, aquela menina, mais uma vez, me venceu pelo mesmo ponto fraco que em fez me apaixonar perdidamente por ela,e até hoje faz ela se perguntar o que eu havia visto nela...Ela foi humana.Me fez humano, de novo.Eu nem sei se ela faz idéia do tamanho das palavras dela.Porque,eua cho que fiquei emotivo dmeais perto dela e...carmaba,custava ela ao menos ter dito , foda-se faça como quiser!Tinha que dizer isso...nenhuma frase, poesia,poema.nada disso falava amsi de amor,de amizade do que aquela frase tão direta.E ainda ela me pediu pra não sumir...Eu não sei o que teria feito se ela tivesse ali,na minah frente, me dizendo isso nos olhos.Talvez fizesse uma besteira, e piorasse tudo...ou apenas choraria.Porque esse é aquele tipo de situação que não tem lógica,razão, explicação...
 
Não tenho pena de ninguém.
 
É, realmente, ela utilizou bem a frase acima, e usou ela contr amim.Usei ela uma vez para alguém, ela me devolveu na mesma moeda,e ainda melhor.Não teve pena de mim.Teve amor.É Thaís Soledade não tem pena de ninguém.Nem de si mesma.Não sei o que fazer agora,ela me deixou com ess eproblema aqui.Afinal,Thaís...
 
Nós somos animais racionais?Qual é a lógica disso tudo?
 
 
Estou sem resposta, só me responde.Porque só te peço perdão a você e aos demais.Não se i se vou voltar a errar.Não posso prometer nada, eu não entendo as pessoas, não entendo você.Só sei que amo.Porque eu também te amo.E acho que isso,não é racional ou lógico.Só humano,demasiado,humano.Certo?

Diego Costa

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário