Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Quando a amizade mata o amor.



The Last Time I Saw Richard - Joni Michtell (Legião Urbana cover)

A última vez que vi Richard
estava em Detroit in '68
e ele me disse todos os romanticos
se reunirião algum dia,
cínicos, bêbados e irritando
alguém em algum escuro café.
É mais um ano, e tudo continua como sempre.Não há nada de novo ou diferente. As coisas ainda estão lá, todas guardadas em seus devidos lugares. Aonde sempre deveriam estar.O criado mudo, o guarda roupa, a cama pra repousar.Eu te tenho tão distante. Tão,tão distante de mim.Eu sinto isso cada vez que você,me abraça.Toda vez, antes do café da manhã.Não és mais a mesma de certo, disso não duvidei.Mas, o que será, que te mantém tão longe de mim?Será algo, que eu te falei essa manhã?Tá, talvez você não aceite, mas tenho me esforçado tanto pra ser perfeito, cada "eu te amo" que eu falo sempre tem um tanto de sinceridade.Sempre tem um tanto de...sinceridade...

você ri,
ele disse você pensa que é imune,
vá olhar seus olhos
Eles são o tolo da lua
você gosta de rosas e beijos e belos homens contando
mentirinhas, mentirinhas
quando você se realizar
será só de mentirinha
só de mentirinha, só de mentirinha
A amizade mata o amor. A rotina mata a paixão. A política nos desgasta.E a família nos suicida.A flata de dinheiro e perspectiva aonde estamos morando é que nos faz querer abandonar o lar.Você quer partir logo,e pra longe.Nós discutimos sempre o destino de nós dois.Mas,sempre os passeios são tão relaxantes, que a gente deixa pra lá.Quando estou com você, me sinto feliz.Há não ser quando você fica misteriosamente calada e interiorizada em seu mundo.Do qual eu não tenho acesso...Será que algum dia se quer eu o vislumbrei? Aquela viagem, aquele lugar.Alguém em você, não quer ser dito, algo que talvez eu tenha perdido e não consigo mais recuperar...Tudo bem,é só conversarmos o de sempre. Você confidencia os seus problemas e eu os meus, damos alguns beijos, e te levo para casa. O ônibus sempre demora esse horário e vem sempre lotado.Voltamos sujos,suados e mal-humorados.Então temos uma crise de risos,até chegar em sua casa.Mas tudo muda,quando chego na sua casa.Sou sempre bem recebido lá.É mais um jogo,e meu sogro torce contra mim. Você participa,mas é como se não estivesse lá.Nunca esteve lá....Como sempre.Porém,parece que o dia ainda não acabou: Há aqui ainda alguma coisa que você precisa me falar?Que você esconde com seu olhar?Me diga,por favor.Se puder...

Pôs um quarto de dólar no piano wurlitzer,
e empurrou
três teclas e a coisa começou a girar
e uma garçonete veio com meias de redinha
e uma gravata borboleta
e disseram que
"bebam agora que está na hora de fechar"
"Richard, nunca vai mudar," Eu disse


Com os amigos você conta sempre.Tudo o que nunca conversamos, os segredos mais ocultos.Seria isso,ou aquilo, ilusão criada em minha mente delirante?Não imagino que seja sempre assim.Voce precisa de uma válvula de escape que não seja só meus braços.De diversão.Veja as vitrines  dos shoppings tão reluzentes, fetiche de capitalismo,tão belo como o mar...Tá , talvez esteja exagerando,eu sei. O mar é muito mais belo quando você resolve ir até ele.Precisas de músicas,cinemas,chocolates e algumas palavras.Belas palavras.Sempre escritas,em algum caderno ou papel de poemas, poesias ou cartas.Que nunca fiz ou enviei. Que te digam o que fazer nesse mundo cheio de caos.E onde sempre você parece se perder.Um cigarro de canela hoje, talvez?Você recusa."Só quando viajo eu fumo,você sabe disso". Recebo sua negativa,sempre tão veemente como se fosse uma droga.Como se fosse seu medo de sapos.Eu rio, você não acha graça.Eu gosto de te ver assim,brava. É tão bonito. Penso um dia em te comprar um lindo sapo de pelúcia.Talvez aí,só aí,o seu medo dele vai embora...e de mim...

Você tem túmulos nos olhos, mas as canções
que você tirou são um sonho
Ouça, elas falam de amor tão docemente
quando voce mesmo voltar a caminhar com seus pés?
oh e o amor pode ser assim tão doce,
amor tão doce
Mais uma vez,você não consegue durmir. Suas olheiras se aprofundam mais, a cada hora, cada dia, cada semana, cada mês, todo o ano.Desde que você foi voltar. Que projetos seriam esses, que tanto te perturba ao sonhar? O que será que você guarda tanto na sua mente, que te perturba ao ponto, de sempre ter que escrever sempre, sempre mais? Você não me diz, e se diz, como não consigo mais prestar atenção? Você reclama que eu não te entendo. Mais uma briga,e um final de semana  inteiro sem nos falar. Sem telefonemas, email´s, abraços ou cartas.Todas elas estão sobre a mesa.Por que você não abre o jogo?Me fala!Ou será que já falou e eu não ouvi?Quando foi que eu passei a esquecer de tudo tão rápido assim?Tão rapidamente assim, de ti?Tão rapidamente assim,de mim?Por que você não mais sorri?Nunca mais você sorriu,para mim...

richard se casou com uma patinadora artística
e ele comprou pra ela uma máquina de lavar
e uma cafeteira
e agora ele bebe em casa
quase todas as noite com a tevê ligada
e todas as luzes da casa acesas


É madrugada,a luz da sala ainda está acesa.Todos dormem,menos eu.Minha mãe desse para ver o que está acontecendo.Me encontra sentado no sofá com as mãos na cara e algumas lágrimas.Ela pergunta o que aconteceu, eu respondo, é esse problema que não sei responder. Meu namoro está em crise, não sei em que ponto me perdi,e quando eu o matei. Então ela me abraça como sempre,e diz coisas que sempre gosto de ouvir, como isso é apenas uma fase ruim...uma fase ruim.Quando foi que tivemos fases boas?Será que ela ainda se lembra,de cada momento?Temo que alguém em mim começa a esquecer...Não quero mais falar sobre esse assunto.Amanhã é aniversário na família dela, e tenho que está bem.

Vou soprar a porra dessa vela para fora
eu não quero ninguém vindo na minha mesa
Eu não tenho nada a falar sobre qualquer coisa
todo bom sonhador passa por isto algum dia
amanhece caído num escuro café
escuro café


Sabia que isso ia acontecer.Sempre soube.Entre bolos,velas e refrigerantes. Após toda a festa, a luz apaga.Estamos só. E é tudo o que restou.Acabou. Não há lágrimas ou arrependimentos aqui.Apenas um cansaço.Moral.Acho melhor assim.A tristeza aqui dentro, mas enfim...há uma paz que dorme em nós.E que perdure.Quando será que você vai voltar?Se um dia foi que você esteve nesse lugar.Eu não sei pra onde ir, mas em frente é uma direção.Espero que você encontre a sua própria direção.Sei que no fim das contas, será melhor assim.Assim será melhor...

só na obscuridade de um casulo
eu tenho minhas asas maravilhosas
e vôo por aí

E voarei, eu sei. Mais um dia eu voare, é apenas uma fase. Uma fase de ambientes escuros, de casulos. Mas, uma fase, como todo amanhecer. E ele sempre vêm.Te vejo, indo embora.O avião te leva longe, pra algum lugar.Será que você volta?É cedo pra dizer.Espero sinceramente que você encontre a felicidade que não encontrou aqui, e em mim.Naquele tempo, aonde só você conjuga. Aonde aquela atmosfera, que só você respirou, pode ser sentida.Aonde os seus sentidos são tão sinceros e verdadeiros, que não pode ser comparado a qualquer coisa que já provei.É apenas uma fase, eu sei...sentirei saudades de você...

só uma fase, estes dias de cafeterias escuras

Um comentário:

  1. Fala Diego, sou eu Marcelo amigo de Danilo (Boca).
    Cara vc é realmente um poeta ^_^.
    Depois dá uma sacada no meu blog:http://nerdinside007.blogspot.com/
    Eu finalizei ele um dia desses.

    ResponderExcluir