Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Alice no País dos Espelhos (Mickey Mouse no outro lado do espelho)

Boa noite gente, na verdade bom dia, pois, escrevo na madrugada de quarta-feira para quinta-feira.Enfim, finalmente, hoje ás 16 horas, irei me encontrar, juntamente com Thaís Soledade, com Melissa.Será um reencontro emocionante assim espero...e muito corrido:Amanhã terei uma agenda lotada de atividades (PIBIC,inglês,aula de faculdade),e só irei parar pra respirar com esse encontro tão querido.
Pois bem,em virtude disso e do caminhão de trabalhos que estou tendo que fazer por causa do fim do ano, não poderei postar regularmente, porém,sempre quando possível deixarei uns posts preparados na madrugada, diminuindo horas essencias do meu sono para manter meus leitores assumidos (e anônimos)  bem informados de minhas peripécias.E também deixar meus críticos com assuntos pra falarem... (apropósito o que acharam da minha entrevista?Por favor postem!).
Sem mais delongas, como vocês já estão de saco cheio de saber, essa semana eu resolvi dedicar a melissa...e dentro dessas comemorações, eu posto aqui um vídeo muito interessante, que foi motivo de um interessante debate com minha amiga Melissa, fã declaradíssima de "Alice no País das Maravilhas",e do escrito inglês Lewis Carrol, seu autor, chamado "Mickey Mouse no outro lado do espelho" (Mickey Mouse thru the mirror), um curta metragem de animação dos estúdios Walt Disney datado de 1936. Escolhi essa animação por ela ser duplamente rara: Primeiro porque esse é um desenho pouco conhecido do Mickey Mouse.
E segundo e mais importante, pois ele é baseado no romance Alice no País dos Espelhos , uma obra pouco conhecida do autor de Alice no País das Maravilhas. Por motivos alheios ao meu conhecimento, e que segundo tese de Melissa teria haver com a linguagem subliminar da obra, ao contrário da famosa animação em technicolor de Alice no País das Maravilhas, os estúdios Disney jamais chegaram a filmar a sequência das aventuras de Alice, que dessa vez se passa no país dos espelhos (ou no outro lado do espelho, na versão portuguesa). A única referência conhecida a essa obra de Lewis Carrol é essa animação logo abaixo, que faz uma leitura livre da obra e incorpora elementos contemporâneos a cultura pop norte-americana da época como as danças de salão, os números musicais ao estilo da Broadway e o jazz dos anos 30.Só ficou "intacto" da obra inspiradora e de forma atenuada a pertubadora influência do mundo adulto,representada de forma sutil pelos movéis animados, as cartas e o xadrez, jogos adultos em referência constante na obra do inglês. Curiosamente, no filme do norte-americano Tim Burton, Alice no País das Maravilhas, todo o filme é estruturado em função dessa obra e não do Alice no País das Maravilhas, porém, ´por motivos, creio eu, comerciais, o nome fantasia da aventura anterior manteve-se, mesmo com elementos da obra alice no país dos espelhos (como a rainha branca, o xadrez,e o jabberwacko, na versão portuguesa, "Jaguadarte").
Enfim,após essa longa esposição o vídeo "Mickey Mouse thru the mirror",de 1936:



fontes sobre: 1- Lewis Carrol: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lewis_Carroll
                    2- Alice no País das Maravilhas: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alice_no_Pa%C3%ADs_das_Maravilhas
                    3- Alice no País dos Espelhos: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alice_no_pa%C3%ADs_do_espelho

p.s: Recomendo a visita a esse blog: http://chocolataupiment.blogspot.com/
Pertence a Melissa e como a autora é fã da série seus textos tem muitos elementos da série e ela pode explicar melhor do que eu as nuances dessa obra.

p.s2: Textos meus que usam referências a Alice-
http://matuzalobosolitario.blogspot.com/2010/10/cap-i-e-melissa-decide-morrer.html
ele fas parte de uma trilogia de textos chamada "Um conto da vida real",de outubro de 2010. Confiram também os comentários de Melissa a esses textos com o nome dos textos mais (by Melissa).

Divirtam-se e boa quinta - feira para todos
xauz 0/!

Nenhum comentário:

Postar um comentário