Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Dayanne Mattos ou Anne

Toda beleza deve morrer...
Where the Wild Roses Grow , Nick Cave & The Bad Seeds feat.Kylie Minogue



Queria ter coragem de saber
O que me prende, o que me paralisa
Serão dois olhos negros como os teus
Que me farão cruzar a divisa

É como se eu fosse pro Vietnã
Lutar por algo que não será meu
A curiosidade de saber
Quem é você...


Dois Olhos Negros, segundo Lenine. Cansada de chorar, você se olha no espelho e vê cacos de vidro, unidos, amalgamados pelo calor de algum forno industrial com temperatura próxima do sol ou do coração da terra, que une uma mistura de areia e laminados para refletir o que você batizou de "decomposição". Assim, esse objeto deveria se chamar amor, pois reflete no outro a nossa face.Mas, tem outro nome:  Isso se chama espelho, e prazer isto aqui se chama anne. É mais um dia na vida de Anne Franck.Ou melhor,Dayanne Mattos.


O que haveria de novo nisso?Seriam eles então, os olhos vermelhos da canção?...

 
Os velhos olhos vermelhos enganam, e dessa vez, parecem claros, frios, distantes, não tem nada a perder...

É você carrega um mundo nas costas, e a cidade nos pés.PANTAREI!Grita Heráclito...e tudo flui.Lembre se:Para os dialéticos,nunca dá para se mergulhar duas vezes no mesmo rio.O amor é rio.E é líquido para Zygmunt Baumann: Escapa,flui,se solidifica,e se evapora no ar.É a insustentável leveza do ser,de Milan Kundera: Tudo que é sólido se desmancha no ar,segundo Karl Marx.Esse é o sentido do sonho, do fetiche da mercadoria.Das fantasmagorias de Walter Benjamin.Da história resignificada de Nietzsche.É,ao que parece, nada é para sempre, então porque acreditar, se o para sempre sempre é diferente?Pra que se preocupar por tão pouco...Pra quê chorar, se amanhã, tudo muda de novo!

Parei de Pensar, e comecei a sentir....

E você sente, e muito.Cada célula do seu lindo corpo, a lágrima que cai em seu volumoso busto, os cabelos que se ensebam de suor, a maquiagem que se desfaz.O beijo de sua boca,cujo sabor nunca beijei.Esse corpo que sonho sexo,não conheceu o meu.Nunca nos contamos.Faz sentido.Tudo isso é sentidos, tudo isso e anne.Anne que poderia ser outro nome para amor. Que se entrega, sem querer se entregar, que não pensa querendo pensar, que começou a sentir, antes mesmo de se descobrir sentindo.Não sou um moço adorável, sou apenas mais um que sabe o que é ser apaixonado e depois morrer.Mas dessa morte, se nasce de novo, para um novo sentir...

Nada como um dia após dia, uma noite, um mês... os velhos olhos vermelhos voltaram...de vez!

É se fosse tão fácil dizer isso, deixar o tempo passar, não doeria tanto, essa saudade que dilacera a carne, como o falcão que come o fígado de Prometeu.O seu crime foi ter roubado o fogo dos deuses,e deu aos humanos, algo que só deveria ser divino. O nosso é alimentar essa chama, e toda vez que se alimenta, um falcão mais tenebroso, chamado saudade, devora nosso coração.Quanta incompreensão,será que ninguém ouve os gritos noturnos?Talvez de cansar, de dar esse grito, se cale um sentido...e nesse silêncio uma semente se fez, plantada em corações dilacerados, mais uma vez...


Queria ter coragem de te falar
Mas qual seria o idioma?
Congelado em meu próprio frio
Um pobre coração em chamas

É como se eu fosse um colegial
Diante da equação, o quadro giz
A curiosidade do aprendiz
Diante de Você...
Dois Olhos Negros! Isso parece mais um ensaio sentimental.E não uma reflexão, homenagens você não precisa de novo.Elas apenas decoram, o que já é conhecido.Não revela o novo, apenas desnuda o quadro que você conheceu...se acredita no que conhece.Ás vezes as pessoas teimam em queimar as bruxas, sempre chamando-as de más, sem no entanto se perguntar:Quem é boa ou má: A bruxa ou as pessoas que a queimam?
Foi assim com Joana d'Arc.Toda aquela multidão, que um dia a seguia chamando de santa, agora estava lá, comemorando sua execução.O rei, a quem ela tanto dedicou amor, um fanatismo em forma de país, a França, a entregou sem nenhum remorso a seus inimigos.Ele já tinha conseguido o que queria, só eliminava um estorvo.Coisa para inglês ver: E eles estavam loucos para ver o churrasco daquela loura que só complicava o jogo político da Guerra dos Cem Anos, ou 116 anos, no calendário gregoriano.


O ocultismo, o vampirismo e o voodoo
O ritual, a dança da chuva
A ponta do alfinete, o corpo nú
Os vários olhos da Medusa...

O que fazer num momento como esse?Não há muito o que fazer: Você está amarrada a um mastro de madeira, com vestes brancas, e o padre se recusa a lhe dar a benção por te achar pecadora sem se arrepender, ninguém ali ousará levantar um dedo para te salvar.O lenho já tá pronto. O óleo ou betume (petróleo bruto) é jogado para facilitar o trabalho "purficador" das chamas.O executor segura a tocha.Será São João em Roen hoje.
E querem sua cabeça numa bandeja de prata!E uma crucifixão para o os judeus e romanos de Ceaser! Viva rápido, morra jovem, e deixe um belo cadáver! Bem antes da juventude transviada, uma donzela de 19 anos seguia a risca esse lema...


É como se estivéssemos ali
Durante séculos fazendo amor
É como se a vida terminasse aqui
No fim do corredor...

Dois olhos negros...Mas, você não vai deixar cadáver algum, depois das chamas para eles.Só haverá cinzas.E elas voarão por aí,com o vento.Vento que as levará para longe, talvez para o oceano como as gaivotas.Ou para sua terra natal, se ainda for chamada de lar, para poder descansar.Ou a um mundo novo, que só você conhecerá e não esses tolos homens.
Culpados por sonhar, é o mundo que virá a ti! Para mim!..
.
Dizem que só assim,a phoenix renasce.Eles não imaginam a surpresa que você deixou para eles: O seu coração,intacto. Eles o jogaram fora, não darão valor, mais ás águas desse rio Sena irão percorrer todo esse país, passarão por Paris, o coração desse seu mundo, e lhe levarão com sorte ao mar, aonde ninguém poderá o desprezar.Essa será sua vitória: Nada te resta de você, mas você realizará esse milagre, mesmo destruída.Porque o seu amor é mais forte que os homens, mais forte que essas dores, que as chamas.Você será o cisne do amanhã que voará mais alto que essas labaredas que consumiram John Huss, o pato alemão que foi assado.A phoenix grega ou Benu egípcia que renasce dessas fogueiras. Serás santa como foi João Batista. Serás uma epístola de São Paulo aos Coríntios, antes da decapitação.Um soneto dos Lusíadas antes do fim da viagem as Índias. Serás divina como foi Cristo, e seu sagrado coração em chamas. Serás cravejadas de setas como São Sebastião, e serás tão bonita como Maria Madalena, que por amor abandonou o mundo, por um homem carpinteiro.
E como Maria,mãe do menino Deus, que veste um manto azul lá de cima...
...Vamos descobrir o mundo juntos baby,ahhhhhhhh, quero aprender!Com teu pequeno, grande coração...Meu amor,meu amor...
Vem comigo, insanamente,meus olhos negros,vermelhos,de qualquer cor,pega na  minha mão de novo.Dessa vez, não irei soltar, te prometo. Venha flutuar: E quando estiveres pronta meu amor, para descobrir esse mundo, vista um vestido bonito de renda, que deixe suas pernas e seus sonhos,como seus cabelos negros, livres ao vento.Que eu prometo usar do meu beijo em sua face ou de seu lábio, para enxugar cada sal que se derrama nos olhos negros, para salgar até a hipertensão me matar, o coração.Eu quero contigo aprender,com teu pequeno, grande coração, esse sentimento de criança que insistimos tanto em guardar, e dar seu nome, meu amor,meu amor.Como num 1º de Julho para Cássia Eller feito por Renato Russo.Antes de toda essa beleza morrer, vou carregar teu amor comigo,na forma desse rio Sena que levará seu coração ao um porto seguro.Seguro como esse verbo: Amor cujo nome se chama Anne.
Prológo: 1º de Julho , música de Rentao Russo em homenagem a sua amiga Cássia Eller.




1º De Julho
De  Renato Russo e Cássia Eller

Eu vejo que aprendi
O quanto te ensinei
E nos teus braços que ele vai saber
Não há por que voltar
Não penso em te seguir
Não quero mais a tua insensatez

O que fazes sem pensar aprendeste do olhar
E das palavras que eu guardei prá ti
Não penso em me vingar
Não sou assim
A tua insegurança era por mim

Não basta o compromisso
Vale mais o coração
Já que não me entendes, não me julgues
Não me tentes
O que sabes fazer agora
Veio tudo de nossas horas
Eu não minto, eu não sou assim
Ninguém sabia e ninguém viu
Que eu estava a teu lado então
Sou fera, sou bicho, sou anjo e sou mulher
Sou minha mãe e minha filha,
Minha irmã, minha menina
Mas sou minha, só minha e não de quem quiser
Sou Deus, tua deusa, meu amor
Alguma coisa aconteceu
Do ventre nasce um novo coração

Não penso em me vingar
Não sou assim
A tua insegurança era por mim
Não basta o compromisso

Vale mais o coração
Ninguém sabia, ninguém viu
Que eu estava ao teu lado então

Sou fera, sou bicho, sou anjo e sou mulher
Sou minha mãe e minha filha,
Minha irmã, minha menina
Mas sou minha, só minha e não de quem quiser
Sou Deus, tua deusa, meu amor
Baby, baby, baby, baby

O que fazes por sonhar
É o mundo que virá pra ti e para mim
Vamos descobrir o mundo juntos baby
Quero aprender com o teu pequeno grande coração
Meu amor, meu amor.


Inspirado em anne: http://chocolataupiment.blogspot.com/2010/11/anne.html
Te Amo,minha rosa selvagem!

Meu amor,meu amor...minha anne,minha anne.
Diego Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário