Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Toy Soldiers (cartas para meus amigos)





- Os meus soldados morrem,mas,meus homens são eternos.
Tupak Shakur,rapper norte-americano (assassinado em 1996)

Step by step
Heart to heart
Left, right, left
We all fall down
Like toy soldiers

 
Martika,"Toy Soldiers".


- Eu desejo ter um coração.
O "Homem de Lata"ao mágico de Óz.


Havia um tempo em que eu desejava ter um coração.Eu queria amar alguém,namorar,achava que assim seria feliz.Eu era virgem,nerd,desajeitado,estranho e nunca havia beijado até os 18 anos.E éramos apenas quatro garotos e a vida era uma partida de RPG no colégio da mãe de nosso melhor amigo a tarde:13,12,15,14,não me lembro as idades de todos.Eu tô começando a esquecer de certas coisas...
Sempre todas as tardes,após a aula de matemática de Robson (vítima da talidomida) ou de religião
e/ou geografia de "tia" Mary (vítima do falso moralismo).Toda e qualquer mulher estranha a nós era "tia",e todo cara desconhecido era "senhor". E assim, depois da aula,fugiámos para a casa dos "meninos", como nós chamavamos os dois irmãos que haviam se mudado de Moreno,um município vizinho, para o bairro de Piedade.Trocavámos de nomes:Éramos Adrian (eu), Dragon (Danilo), Shadow (Diego) e Samon (Denizard).E era tudo o que precisavámos após aquela "chata" semana...
E digitavámos.Quantas vezes ao dia?Não sei,mas,acompanhamos de perto a evolução dos backups de informática: disquetes, cds,cds-regravavéis,dvd-rw,pen drives,emails.E sempre tudo se perdia e apagava.Quantas páginas descartadas?E os desenhos que Danilo sempre fazia?Eu tinha que comprar hentais mangá pra ele desenhar (e eu me masturbar,já que era caro comprar playboys, e era digamos mais fácil de nossas mães se "enganarem"...como eu era idiota).Tem ainda alguns esquecidos em alguma gaveta do banheiro que não uso há mais de dez anos...sempre esqueço de jogar essas porcarias fora.
Ainda ontem digitávamos.E falávamos mais sobre os mangás de internet que liámos.Das partidas de Defense of the Ancients (D.O.T.A), pelo Garena ou nas Lan Houses.Ou de paint ball.Ou de Counter-Strike (CS) e qualquer jogo on-line em primeira pessoa ou MMORPG (Massive Multiplayer Game On line of  RPG).Ou de academia.Ou de "Samon",nosso RPG (O nome é ERA:The legendos of the Samons,a gente so usa como abreviatura).Ou de meninas que já não eram tão meninas.De nossos problemas em casa,qualquer besteira e...


Step by step
Heart to heart
Left, right, left
We all fall down
Like toy soldiers



...Acordo,foi quando mesmo que nos tornamos homens?Me olho no espelho:Quem sou eu?Pego a lâmina de barbear,a navalha,e passo a lâmina bem próxima da carne.Corto a pele,invés dos pêlos.Deslize? Ela está cega.Como meus olhos.O Glaucoma escava minha íris castanho-escura silenciosamente, aumentando o grau da hipermetropia do olho direito,e da miopia do olho esquerdo.Será que eles sabem?Será que eles percebem?Provavelmente não,pois sempre dizem que matuza está de "óculos novo", isso quando percebem.De vez em quando tenho dores de cabeça,sempre perguntando a alguém se consegue ler o letreiro de ônibus de vez em quando em alguma parada.Deve ser rmuito chato ficar perguntando,mesmo.É foi essa semana que eu soube: A cada ano,um novo óculos,um novo grau,e uma nova visita ao oftalmologista para ele dizer "volte daqui a seis meses para vermos a evolução desse quadro",sempre bem humorado.Humorado demais.Usar vasodilatadores nos olhos,ver o sangue fluir e estabilizar a pressão ocular.Ainda não é caso de cirurgia.Menos mal? A culpa não é de sua pressão,ela é normal,mas seus olhos ainda sofrem.Como se eu já não tivesse chorado demais,no entanto,dessa vez,não chorei.Minha mãe sempre vai comigo,ela sempre marca tudo.E me acompanha e fala quando me comporto como criança,quando eu pergunto demais.Sempre pergunto demais:Vocês se lembram das bolinhas de papel sobre minha cabeça?É as pessoas não costumam gostar de seres incovenientes,que perguntam demais.
Vejo sangue na minha garganta,mais um corte, um fio vermelho fino descendo com a espuma de barbear...Me lembro por um breve instante o tempo que eu tinha medo de me cortar.Quando foi mesmo a primeira tentativa de suicídio?Foi rídicula:Uma serra de pão,as seis e meia da noite,sozinho,minha mão tremia,a distonia era forte (e você me chamavam de mãos de gia!), eu tinha frio sendo noite de calor e acabei não fazendo nada.Eu tinha 15 anos.No dia seguinte suspenderam o remédio,era forte demais.Sempre ficava dopado nas aulas de manhã.Covardia?Digamos que sim.Talvez a melhor covardia já feita.Ou a pior,pois tempo depois pensaria em tomar veneno dentro de uma barraca, por causa de uma menina.Sempre fui teimoso demais para aprender certas lições,"falta de atenção",como Robson me dizia...
Não,não era sangue,era apenas talvez mais uma espinha estourada ou irritação da pele.Há muito tempo que tenho essa pele marcada pelo passado de adolescente,e que minha mãe e irmã me dizem pra fazer limpeza de pele."Será que ele aguenta a dor?"Sempre se perguntam.Odeio dor.Nunca fiz.Talvez porque eu achasse frescura,talvez porque achasse melhor assim.Sou muito descuidado comigo mesmo,tenho sido assim há muito tempo.A lâmina está cega,eu estou cego.E só me sangrei a toa fazendo isso.Por que não troca a lâmina de vez Diego?Por que você sempre espera que os outros venham trocar?Por que não vê com outros olhos?Será preciso cirurgia, novas córneas?Me lembro de um professor de história que eu tive...ele se aposentou por causa do Glaucoma.Quanto tempo durou para ele?
Não tenho durmido direito,ando trocando o dia pela noite,sempre durmindo as duas ou uma da manhã.Culpa da internet essa olheiras fundas.Culpa minha,minha mãe sempre reclama.Devia arrumar algo pra fazer,um emprego.Tem ficado cada vez mais difícil para escrever,e sempre tenho brancos nos quais fico digitando no blog.Nunca mais digitei o RPG de Samon.A faculdade tá terminando,e eu preciso desesperadamente de grana ou ao menos de passar naquele maldito mestrado pra conseguir o dinheiro da bolsa de 1.200 reais.Serão dois anos com isso.Prostituição acadêmica,que nós chamamos de "ciência".Tô sem dinheiro.Vamos sair,mas não temos mais dinheiro,os meus amigos todos estão procurando emprego.Voltamos a viver,como a dez anos atrás,e a cada hora que passa envelhecemos dez semanas...
Os dias tem sido dificeis sem vocês. Mas,eu já esperava por isso:Um dia,cada um de nós teriamos nossos empregos,famílias,namoradas,e amigos. Não sobraria tempo. Lembra que sempre conversávamos isso? O que talvez eu não esperasse é que fosse tão cedo.Ou será que foi tarde?É tarde demais.É tolice sentir saudades.Mas,sinto medo e solidão.Odeio sempre parecer o elo mais fraco da corrente.Por isso,escondo certas coisas.Será que todos nós temos feito isso ultimamente?Eu sinceramente não sei,não posso falar pelos outros algo que só eu ando fazendo. É verdade: Nos ligamos esporádicamente,dizemos que tá tudo bem, e marcamos sempre de sair.Vamos lá tudo bem eu só quero é me divertir,esquecer essa noite,ter um lugar legal pra ir. Mas,nunca saímos. Sempre tem algo a nos impedir,e ficamos distantes.Não é por querer eu sei,seria egoísmo dizer,mas,sempre lembramos um ao outro por meio de telas de internet e telefonemas.Essa semana você veio me vê,sempre no meio de alguma aula de inglês ou de faculdade.
Danilo me ligou, ligou para saber como eu estava.Disse que Beth falou que eu havia surtado por causa de um texto chamado umbanda,ou sei lá.É,matuza virou macumbeiro?Eu ri.Ter amigos evangélicos dá nisso.Mas,sorri.É bom isso,gosto muito quando me ligam.Não todos,só alguns.Os meus amigos.
Tenho vivido mecanicamente: Faculdade,trabalho de faculdade,psicológa,curso de inglês,centro espírita,projeto social do centro espírita,casa. E internet. É meu refúgio.Ou seria fuga?Ás vezes,mesmo você saindo da cadeia, você se sente preso.Não,eu não amo mais aquela mulher.Não sei se algum dia eu realmente amei.De verdade.Sinto uma inveja de vocês:Vocês tem pessoas que lhe dão essa certeza.Eu nunca tive certeza...
Imagino como deve ser ter uma namorada nesses tempos: Chegar em casa,um fim de semana ou ainda na semana e ter um apoio, uma voz pra ouvir.Um corpo,calor humano.Poder se entregar,e abraçar.Ter aonde voltar após a guerra...


Step by step
Heart to heart
Left, right, left
We all fall down
Like toy soldiers
Bit by bit
Torn apart
We never win
But the battle wages on
For Toy soldiers

Eu sei que uma delas me odeia.A outra eu não conheço.A primeira é culpa de egoísmos meus e incompreensões mútuas.Não vou me culpar:Todos temos uma parcela de culpa.E eu não posso esperar o perdão,por isso me encontro de vez em quando com ele na universidade.Católicas,como no confessionário,a gente confessa.Amizade proibida.Sempre fingindo que estamos brigados.Ela sempre disse que acreditávamos demais em meu potencial,e ele não pode ir a meu aniversário.Depois de 10 anos...eu não posso mais decepcionar ninguém.
Isso não abala em nada a amizade?Não,mas machuca.É chato tantos subterfúgios.Eu não sei como é a sua namorada,mas,deve ser uma pessoa incrível,pelas palavras que você sempre diz dela.Com ela eu não posso mais falhar.Como meu outro amigo também diz.Elas sempre são demais quando estão perto de nós.Fico feliz que vocês tem pessoas assim.Eu não tive essa sorte: Durante dois anos gastei as ataduras da minha mão,até sangrar com a ponta da faca.E a primeira namorada foi apenas um sopro de verão.A primeira vez,foi sem paixão.Brincadeira de menino.Prostituição.
Eu to mudado,mais focado,mais calado.Para alguns nada mudou,para outros algo de novo e calmo.
E realmente,estou calmo demais,eu que já fui intenso demais.Só me ocupo agora com trabalhos.E textos  de blog  com contéudos sexuais.Tenho ficado cada vez mais pensativo,e seletivo:Vejo diversas meninas,mas,muitas pra mim não passam de meio prato de comida,nenhuma "presta" pra namorar.E as que servem moram há mais de vinte quadras da minha casa,quando não em outro estado.Mulher é fácil: Não é difícil no fim das contas dar umas cantadas,arrumar umas bocas pra beijar em calouradas ou sarrar,e até sexo.É só me esforçar ou pagar ,mas,ultimamente me sinto cansado de tudo.De todos.De mim mesmo.Nem mais o meu "antigo amor" me abala:É só apenas uma estranha que se feriu e me feriu demais a digitar na sala de informática,em blogs ou chats.Ela recomeçou uma nova vida depois de algumas topadas,como eu.E é preciso fechar a conta e arrumar as malas.Precisamos de tempo pra fechar as feridas,e espero que ela as feche e seja muito feliz,porque eu preciso muito fechar...
Está ficando difícil acordar de manhã/Minha cabeça fica rodando constantemente/Como pode ser?/Como pude ser tão cega para este vício/Se eu não parar, a próxima posso ser eu.Sinto falta de algo,e não mais de alguém.Sinto falta de amor.De paixão,mais do que sexo.Pois quando eu amava essa pessoa,mesmo me ferindo,eu achava ter isso.Descobrir que no fim é como se eu nunca tivesse vivido isso,uma paixão,um amor,me angústia,sabe?Sei bem como é,mas,acho que você não sabe.Ela havia surgido Quando me vi,tendo de viver,comigo apenas e com o mundo.Você me veio como um sonho bom,me assustei...Não sou perfeito.Eu não esqueço:A riqueza que nós temos.Ninguém,consegue perceber,e de pensar nisso tudo.Eu,homem feito,tive medo e não consegui durmir...
Me apeguei aquilo e não larguei mais até morrer.E ela morrer junto.Foi o preço da minha ilusão: egoísmo.E depois de tanto sentimento, vejo o reverso da moeda.Estou ficando cada dia mais frio,distante,não sinto mais nada.Não guardo mágoas,só a esse vázio.Como diz arnaldo antunes, socorro eu já não sinto nada!Vocês sempre disseram: Eu devia ser mais sociável?Converso bastante,tenho amigos,uma família que me ama,amigos que mandam lembranças...por quê eu não sou feliz?
Acho que sempre deixei ao cargo dos outros o papel de minha própria felicidade.É ora de tomar ás rédeas porque esse texto não pode ser só de amarguras.Deve ser também pra pensar,e declarar guerra.Eu deveria mudar,mas,não tanto, é o que um de nós dizia.Não sei como fazer isso.Sinceramente não sei,to tendo que aprender a viver.Não tenho "networkings",só tenho alguns laços.Você já teve a sensação de que seu batalhão no campo de batalha já te abandonou?Se você alguma vez conseguiu enxergar nas divisórias dos call centers como trincheiras,e você e os outros como soldados de brinquedo,sabe do que estou falando.É,não podemos contar com todos: Mais de um dos nossos não aguentou a pressão e sucumbe na loucura da depressão ou se joga do décimo quinto andar de algum prédio de filosofia.Sei disso,já tentei me matar.Precisamos ajudá-los,mas,eu sei da verdade: Não dá pra salvar todos,nem nos salvar ao mesmo tempo:Ou é você,ou você no fim das contas.Egoísmo puro eu sei,mas, confiar em si mesmo hoje em dia,não é mais que uma obrigação pesada demais pra se ter.Temos que ser fortes: Nesses dias,onde os fracos não têm vez,desistir é um luxo do qual eu já tive e desperdicei demais,e que hoje não posso mais me dar.Mas,gostaria de acreditar que de alguma forma posso contar com vocês, que nunca nos abandonaremos.Que as vezes posso ser fraco,que podem me amparar.Me cobro muito para não mais decepcioná-los.Durante muito tempo,carreguei os corpos dos amigos mortos.Não abadono meus homens,meus soldados,ninguém fica para trás no meu batalhão.No entanto,tive que aprender a deixar.Eles desertaram,a marcha é longa,e temos que continuar,sempre me frente,sem olhar pra trás.Os cães ladram,e a caravana passa: Hoje Já entregamos o alvo e a artilharia,comparamos nossas vidas, e esperamos que um dia, nossas vidas possam se encontrar.


Step by step
Heart to heart
Left, right, left
We all fall down
Like toy soldiers
Bit by bit
Torn apart
We never win
But the battle wages on
For Toy soldiers


Antes erámos feitos de chumbo.Depois passamos a ser de carne e osso.E agora nos tornamos de plástico.Sempre trocamos as bandagens das mãos no fim do dia,após cansar de dar murros em ponta de faca,ou matar leões,quando retornamos com os outros soldados,todos desconhecidos, em nossos caminhões de campanha,ou ônibus.Carregando nossas metralhadoras cheias de mágoas pra o que chamamamos de "casa".
Viemos preparados pra almoçar soldados.Chegamos atrasados assumiram, a cidade antes de nós!Mesmo assim, basta esquecê-la em outro  dia,transformando em lataria, tudo que tiver ao nosso alcance.Sempre nos mandam para as trincheiras: faculdades, empregos, famílias,namoros, concursos...Qualquer lugar aonde possamos ser "adultos".Poucos voltam de lá,todos calados,cansados,mudados. Beijamos e abraçamos qualquer coisa que dê corpo e calor humano, comemos a ração humana, nos distraímos com qualquer coisa que o valha, músicas,jogos, televisão,internet, namoradas, academia e vamos para as nossas caixas.Guardados em nossos quartos,esperamos a escuridão chegar: Primeiro a sala,depois a cozinha,depois o corredor ou a escada, o quarto de nossos pais,que vieram antes de nós lutar,como os seus antepassados...e o silêncio.Antes de fechar os olhos,olhamos para o teto.Não há estrelas,e estamos cansados para imaginar o céu a nossa volta.Não percebemos quando fechamos os olhos,e já não temos mais saudade do dia que passou.É o nosso funeral militar, mas sem banda de música, sem escolta de soldados levando o ferétro,sem salva de tiros, sem toque de campanha, sem lágrimas.Sem discurso ou a bandeira do nosso país como cobertor ou epitáfios.Apenas a cova rasa, a lápide sem nome,e a escuridão.Até mais um novo dia.Errar não é humano,depende de quem erra,esperamos pela vida,vivendo só de guerra.Vivendo como cabos e soldados rasos, comendo o pão e o pau que o diabo e a disciplina do quartel amassaram, aguentando os esporros de qualquer "autoridade" com uma patentezinha de merda maior que a nossa, esperando a promoção por bravura no meio da guerrilha urbana na selva de pedra, que nunca vêm, querendo subir de patente as custas dos outros e dos mortos que fazemos em nossa jornada.Nossas mãos machadas com o meu,o seu,e nosso e dos outros sangue , suor e lágrimas.Sem apoio logístico,com poucos mantimentos,só o que levamos na bagagem,e marchando durante horas sem descanso.Apenas pavimentando a estrad pro inferno,ou a escada para o céu,no purgatório.Não sabemos aonde está Deus a essa hora,ou se ele algum dia esteve conosco:sempre duvidamos no fim de tudo.Nos ferindo e ferindo os outros com o que pensamos ser nossas escolhas,nossas táticas de batalha.Pra sermos iguais a esses "generais", modelos de sucesso de nossa sociedade, e esquecendo que um dia fomos amigos,e soldados.Bem aventurados sejam aqueles que amam essa desordem/Nós viemos a reboque, este mundo é um grande choque/Mas não somos desse mundo/De cidades em torrente/De pessoas em corrente.Será assim que iremos todos morrer?

Passo a passo
Coração para coração
Esquerda, direita, esquerda
Nós todos caímos
Como soldados de brinquedo
Pedaço por pedaço
Separados à força
Nós nunca ganhamos
Mas a batalha continua
Para os soldados de brinquedo


Espero encontrar a resposta para isso,algum sentido nessa coisa toda.Nessa Guerra,que veio antes de mim e que não pedir para lutar.Que veio antes de todos nós.Não irei desertar,prometo: Essa não foi a batalha que eu não pedi,mas,se estou nessa irei entrar e lutar.Estou cansado de ser fraco de ser o calcanhar de aquiles de todos nós, de sempre ser lembrado pelas cagadas que eu fiz:Se Deus existe e ele me deu braços e pernas,também me deu músculos e uma barriga para malhar e ser mais forte, não para engordar na ociosidade.Terei a minha ambição realizada,e o corpo que espero ter,além de emagrecer para ficar mais ágil nos campos de batalha.E espero servir no mesmo batalhão que vocês,não importa se infantaria, comunicações, blindados, aviação , logística ou servindo os capitões. E que nunca sejamos inimigos,porque nos conhecemos demais.E por isso,não posso jamais atirar em vocês.Nunca me forcem a atirar: Prefiro a rendição,a corte marcial a isso.Sinto saudade,sinto falta de vocês, sinto medo,sinto solidão,e tristeza na trincheira.Mas,não posso parar ou chorar,posso estar ficando cego,mas ainda tenho faro de lobo.E farejo sangue do inimigo nas colinas.E devo defender minha posição e conquistar mais territórios.Por vocês,por nós.Por mim.Eu ainda me lembro de sorrir de vez em quando...
Se algum de vocês tiver a resposta,por favor me diga.Pois...
Passo a passo
Coração para coração
Esquerda, direita, esquerda
Nós todos caímos
Como soldados de brinquedo
Pedaço por pedaço
Separados à força
Nós nunca ganhamos
Mas a batalha continua
Para os soldados de brinquedo
Para os soldados de brinquedo

For Toy soldiers...

Diego Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário