Pesquisar este blog

domingo, 23 de janeiro de 2011

ICEBERG (O Zero Absoluto)



- Antes, até sentia amor, mas agora,eu não sinto mais nada, há não ser pena de você, pra não dizer desprezo, criança...

Só 10% da massa de um iceberg pode ser vista, pois é apenas a sua superfície.Os 90% restantes de sua massa, se concentram abaixo da linha d'água, no profundo oceano azul escuro, dos polós árticos e antárticos. São massas branco-azuladas, cobertas de cinzas vulcânicas ou terra, de água doce,e mais de 90% da água doce disponível no mundo e potável para beber está na forma de gelo,em neves,montanhas e icebergs. Os icebergs se despreendem a partir das grnades geleiras, em blocos que podem variar de tamanho ou espessura.Durante o verão ou a primavera, o derretimento das geleiras e maís acelerado, e como as banquisas (longas extensões de gelo sobre o mar), se partem, os icebergs conseguem "viajar" mais longe, ameaçando a navegação no entorno de suas águas, elevando o nível dos oceanos,ameaçando cidades costeiras, podendo até ocasionar mudanças na salindade da água,nos ventos e no clima como um todo.

- Será que você não entende, garoto?Eu só sentia tesão por você, nada mais!NADA MAIS!

Com o aquecimento global, o derretimento das geleiras se torna ainda mais ameaçador.Não só para os humanos,mas a todo o ecosistema: O derretimento das calotas polares, das chamadas "geleiras eternas", ameaça a subsistência de diversas espécies,no caso em particular do ártico, a extinção eminente dos ursos polares,os maiores carnívoros da terra, que pela diminuição de sua área de caça, tem cada vez mais optado pelo canibalismo de filhotes e semelhantes.Porém, nem todos saem perdendo: A amenização do clima, sinaliza para uma provável expansão da fronteira agrícola do extremo norte do globo,em particular na Europa e na Rússia,e a abertura de um canal permanente entre o Atlântico e o Pacifíco,tornando mais segura a circunavegação dos Pólos,o que barateia os custos e gerará lucros na casa dos trilhões de dólares com a exportação via anvegação entre os dois lados do mundo.

- Você nunca foi nada para mim. EU NÃO TE AMO!

Só 10% de mim é mentira, porque isso é a porcentagem de minha massa emocional que pode ser vista na superfície.Os outros 90% se encontram abaixo da superfície, no ocenao profundamente azuçl-escuro do meu inconsciente.Inconsciente que para Freud é ID, EGO e SUPEREGO.Que para os comportamentalistas é apenas SELF.Eu usava essa metáfora antigamente com minha psicológa.Eu era frio,distante,impassível.
E aí um belo dia,que todos já sabem,tudo mudou:E aconteceu o aquecimento global,e muita coisa represada explodiu.As ondas foram intensas demais...

- Estou cansada desse seu drama...

Agora há um silêncio na grande geleira.Será que o inverno voltou ou algo mudou em mim?É,só tenho apenas quatro meses de vida:Durante nove meses estive no inferno.Só retornei a mim mesmo durante meados de outubro passado.É como se tudo se acomodasse novamente, e a poeira tivesse descido aos lugares de sempre.Se o silêncio me incomoda?Sim,muito.

- Eu cansei! CANSEI! Estou saturada de você!

Por quanto tempo vai durar?Não sei.Mas,espero não me tornar frio e distante demais.E que não seja tarde demais.Uma vez eu disse que havia acabado a era das ilusões para uma amiga, eu havia decretado a ela o fim do país das maravilhas.É, foi por ai.

- Você não me deu escolha: É melhor nos afastarmos,e para sempre...

A misoginia é um câncer: Vem aos poucos, se instalando pela dor.Você começa a ver o mundo e as mulheres com frieza e pessimismo.As generaliza.Foi tanto amor que fere e cansa, nos dizeres de Cordel do Fogo Encantado, que até continuar parece um esforço hercúleo demais para si mesmo.Não,não falo de suicídio, é pior: Até pra se matar é preciso emoção.Falo de algo pior,algo só comparado a morte: Indiferença.

- Acabou, pode relaxar, está feliz agora (sorrindo e chorando) ?

A indiferença é algo difícil de esquecer, quanto mais de ser perdoado.Eu disse uma vez: Até aceito ódio, menos isso.Indiferença.Pena.Desprezo.Você tenta entender o outro,mas só encontra uma muralha.Enquanto muros são derubados d eum aldo, do outro só há uma parede crescente de mágoas,ódios,revoltas.Sua auto-estima desaparece.Por mais que racionalmente aceitas a felicidade de quem amas, o ódio é maior.Você se torna um nada,se reduz a menos que um homem.Se torna um bicho,um lobo,um monstro.
E começa a se devorar...

- Para o seu amor nascer, o meu teve que morrer...

Mas, como ela responde:Já estava morto. É como se cada punhal fosse cravado inúmeras vezes.23 vezes seguidas.É uma sensação que só o genral e ditador romano Gaiu Julius Ceaser experimentou ao ser esquartejado brutalmente por todo o Senado romano.Ele sabe como é: A que dói mais é a primeira, que é no coração, a traição,com o Brutus te surpreendendo, depois delas, as outras não são nada. É fichinha, você se acostuma, mas, é duro derreter cada frase que forma a grande geleira no dia a dia.

- Você que não percebeu: Ele já havia morrido.Como você mesmo disse, nem chegou a nascer....

Sabe, em nove meses, você gera uma criança. Mas, as vezes, elas nascem mortas.Natimortas.Ainda assim,as mães teimam em acreditar que estão vivas.Instinto materno, excesso de oxitocina.Então cabe aos pais e a equipe médica desfazer a ilusão: Está morto, não há mais volta. Mas, aí ela responde:Não é verdade, vocês não tentaram tudo.Tem que haver alguma saída,alguma saída...que saída?

- Não há o que perdoar: Estamos quites!

Aceitar.Essa é a saída. Logo você se vê tomando vinho ou coca-cola com pippos.E ouvindo impassível todas as confissões.E ouvindo que aquele amor que foi o mais amado.Auqle que você quase se matou por ele.Que o namoro retornou.Aquele que você lutou tanto por acreditar ser perverso par apessoa que amavas.E que só deve ser mantida amizade, e tentar não repetir o desejo.Aquele que você acreditava que era o complemento do seu amor.E você só escuta, responde, conversa, faz piadas. E depois, ela vai embora, pega o ônibus, e sai. Deixa a fumaça. Deixa você.Assunto terminado: Mais uma consciência tranquila porque tudo agora está normalizado,nos eixos, aonde sempre deveria ter estado.Normal.

- Você não entende? Eu fiz tudo errado!Eu tenho que consertar tudo outra vez...

Foi quando que tudo se quebrou mesmo?Você nem se lembra né?Parece distante no tempo e no espaço.Depois da bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki, tudo que Einstein disse se tornava dogma:Tudo é relativo.Não existe. No Acre, desde 2008, se vive duas horas atrasado em relação ao resto do país.Duas horas no passado.Para Walter Benjamin, em suas "treze teses sobre o conceito de História",na tese de número 9, ele define através de uma alegoria como é a História: o Anjo da História é um ser triste.Ele tem um rosto voltado diretamente para o passado.Seus olhos são realçados e chocados pelo desfile de massacres que os vitoriosos impuseram aos perdedores.Ela deseja salvá-los,mas, não consegue: Suas asas são empurradas por fortes ventos vindos do paraíso.A esses fortes ventos, se dá o nome de progresso.E eles empurram o anjo da História sempre em direção ao Tempo Presente,cada vez mais distante do passado...

Imagem de capa da revista

- É passado.Agora, eu tenho que seguir...

Você tá naquela típica cena de Far West: Um dos dois no duelo tem que morrer. Não há vencedor,só um cadáver. Cansado da guerra, você tem que seguir a amrcha. A caravana passa, só os cachorros que latem é que ficam para trás. E você latiu demais.Sentiu pena demais de si mesmo.E o que voc~e faráa gora com tudo isso,com tantas lembranças que deixaram em você?É amigo,se vire nos trinta agora...

- Falando sério: Acho que é impossível se esquecer um grande amor...

A vida é uma comédia. Chegar a ess aconstatação trágica parec euma piada.Se você soubesse disso antes,jamais teria se envolvido. Em compensação se toda a Humanidade soubesse disso, não haveria raça humana.Logo,isso é um segredo que deve ser guardado a sete chaves.Polichinelo.Faça quantos quiser para emagrecer.Só não esqueça que, no fundo,no fundo, há resíduos em você:Gordura.Entupindo veias,infartando coração. Se não dá pra esquecer.Então deixe viver.

Diego Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário