Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O Lobo (Canis Lupus)

O Homem é o Lobo do Homem.
The Leviathan, Thomas Hobbes.

Quem tem medo do Lobo Mal? Lobo Mal? Lobo Mal?Quem tem medo do Lobo Mal? Lá Lá Lá!

Os três porquinhos.

...E o lobo mal anda aqui por perto.
Chapeuzinho Vermelho.

Socorro!O lobo!
Joãozinho e o Lobo.


Na literatura quase sempre o lobo sempre foi citado como o mal a ser combatido.
“Um adulador parece-se com um amigo, como um lobo se parece com um cão. Cuida, pois, em não admitir inadvertidamente, na tua casa, lobos famintos em vez de cães de guarda
Na bíblia  várias passagens refere- se aos lobos sempre em linguagem metafórica designando crueldade.
“Benjamim, lobo voraz, de manhã devora a presa e à tarde reparte o despojo.”(Gênesis 49,27)
“Os chacais uivarão nos seus palácios, e os lobos, nas suas casas de prazer. Sua hora está próxima e seus dias estão contados.” (Isaías 13,22)
“Seus chefes lá estão como lobos que despedaçam a presa, derramando sangue, perdendo vidas para tirar proveitos.”(Ezequiel 22,27)
A transfiguração do mau em lobo condiz  referencialmente à agressividade que deve ser recalcada.Na história de chapeuzinho vermelho, o lobo representa a ameaça devoradora que está presente no conflito edípico, entre outras inferências à imagem do lobo, quase sempre  nada positivo.  Diferente do maniqueísmo, em que o bem deve vencer o mau destituindo- 0 ou destruindo-o ( não vejo onde a culpa seja do lobo), é esquecido muitas vezes que o mau está em nosso meio ( duplo sentido) e o bem em muitas vezes só se constrói ao ser elaborado e refletido em contraponto ao mau.
Homo homini lupus (O homem é o lobo do homem)? como afirmou Plauto, ou O homem é o lobo do próprio homem como disse Tomas Hobbes?  Ser gente é complicado, continuar gente no meio de tanta “gente” que não é gente é que fica complicado, mas a reflexão sobre isso nos faz um pouco mais  humanos. Mas o que seria ser gente? o que seria ser humano? o que seria o mau e o bom?
A humanidade perdeu uma bela oportunidade em perceber nos grandes ditadores e seus feitos, a capacidade que o homem pode alcançar ao ser bom em combate contra o mau, se ao perguntar à uma grande parte do povo alemão durante a segunda guerra mundial, o que achava de seu ditador, provavelmente a resposta seria que ele era ótimo.
A civilização necessita de imagens para domesticar o mau e a crueldade, isso significa a permanência da própria existência do social, apesar de ceder à tentação cada vez mais, o indivíduo se aproxima à oferta de poder para seu próprio bem, esquecendo que foi escolha dele próprio se a coisa começa a dar errado.
As tentações de Jesus no deserto é permeada de linguagem simbólica, que deixa claro, não é só o mal representado na figura do opositor que o faz mal, ao negar a tentação ele nega a oposição firmando sua crença em D…, porém só o faz na contraposição, na oferta e na renúncia do prazer.
” Pois D… não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo não tenta ninguém. Mas as pessoas são tentadas quando são atraídas pelos seus próprios desejos. Então esses desejos fazem com que o pecado nasça, e o pecado quando já maduro, produz a morte”( Thiago 1, 13- 15).
É óbvio que isso não implica  à voto de castidade, longe de querer ser santo e tampouco renuncia ao desejo.
A renúncia instintiva não basta, pois o desejo persiste e não pode ser escondido do superego. Por isso, este desejo também gera medo.
Talvez possamos começar pela explicação de que o elemento de civilização entra em cena com a primeira tentativa de regular esses relacionamentos sociais. Se essa tentativa não fosse feita, os relacionamento ficariam sujeitos à vontade arbitrária do indivíduo, o que equivale a dizer que o homem fisicamente mais forte decidiria a respeito deles no sentido de seus próprios interesses e impulsos instintivos. Nada se alteraria se, por sua vez, esse homem forte encontrasse alguém mais forte do que ele. FREUD, Sigmund. O Futuro de uma Ilusão(1927)
Lembra- se do cão mas esquece-se da tentação, um dia desses passei em frente à uma igreja evangélica e no portal de entrada está escrito em letras garrafais- PROSPERIDADE.
Há algum sentido nisso?
No meio de tanta humanidade coitado do pobre totó.

Texto retirado do blog: luxlupus

O que dizem sobre os Lobos...
  1. Melissa - O Lobo Na Estepe
  2. Anne Mattos - A Fábula de Nós
  3. Breno - O menino lobo
  4. Thaís Soledade - A um lobo solitário
  5. Kaliza Holanda - A um certo lobo, por vezes solitário, mas que não hei de abandonar
  6. Melissa-Um lobo solitário
  7. Bônus: Meu primeiro texto nesse blog
E o que o você diz sobre ele?

Nenhum comentário:

Postar um comentário