Pesquisar este blog

sábado, 22 de janeiro de 2011

Segunda canção para Ívila Renata (Incompletudes)


Mais de seis meses se passaram,e eu não esqueço de ti, meu anjo triste que sempre esteve perto de mim,durante tanto tempo, mesmo que distante (meu bouquet de natureza morta feita de flores de "não-te-esqueças-de-mim","narcisos","jasmins","rosas",girassóis","espatodéas","amor-pefeito" e "sempre em mente") .
  1. E está segunda canção se chamará: Incompletude...
Mas é claro que o sol vai voltar amanhã /mais uma vez, eu sei /Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã/Espera que o sol já vem/Tem gente que está do mesmo lado que você/mas deveria estar do lado de lá/Tem gente que machuca os outros/Tem gente que não sabe amar/Tem gente enganando a gente/Veja a nossa vida como está/mas eu sei que um dia a gente aprende/Se você quiser alguém em quem confiar/Confie em si mesmo/quem acredita sempre alcança/Mas é claro que o sol vai voltar amanhã/mais uma vez, eu sei/Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã/Espera que o sol já vem/Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena/Acreditar nos sonhos que se tem/Ou que seus planos nunca vão dar certo/Ou que você nunca/vai ser alguém/Tem gente que machuca os outros/Tem gente que não sabe amar/Mas eu sei que um dia a gente aprende/Se você quiser alguém em quem confiar/Confie em si mesmo/Quem acredita sempre alcança.../Quem acredita sempre alcança.../Quem acredita sempre alcança.../Quem acredita sempre alcança...
Quando tudo está perdido/Sempre existe um caminho/Quando tudo está perdido/Sempre existe uma luz.../Mas não me diga isso.../Hoje a tristeza/Não é passageira/Hoje fiquei com febre/A tarde inteira/E quando chegar a noite/Cada estrela/Parecerá uma lágrima.../Queria ser como os outros/E rir das desgraças da vida/Ou fingir estar sempre bem/Ver a leveza/Das coisas com humor.../Mas não me diga isso.../É só hoje e isso passa/Só me deixe aqui quieto/Isso passa/Amanhã é um outro dia/Não é?.../Eu nem sei porque/Me sinto assim/Vem de repente um anjo/Triste perto de mim.../E essa febre que não passa/E meu sorriso sem graça/Não me dê atenção/Mas obrigado/Por pensar em mim.../Quando tudo está perdido/Sempre existe uma luz/Quando tudo está perdido/Sempre existe um caminho.../Quando tudo está perdido/Eu me sinto tão sozinho/Quando tudo está perdido/Não quero mais ser/Quem eu sou.../Mas não me diga isso/Não me dê atenção/E obrigado/Por pensar em mim.../Não me diga isso/Não me dê atenção/E obrigado/Por pensar em mim...
Parece cocaína mas é só tristeza, talvez tua cidade./Muitos temores nascem do cansaço e da solidão/E o descompasso e o desperdício herdeiros são/Agora da virtude que perdemos./Há tempos tive um sonho, não me lembro/não me lembro.../Tua tristeza é tão exata/E hoje o dia é tão bonito/Já estamos acostumados/A não termos mais nem isso./Os sonhos vêm e os sonhos vão/O resto é imperfeito./Disseste que se tua voz tivesse força igual/À imensa dor que sentes/Teu grito acordaria/Não só a tua casa/Mas a vizinhança inteira./E há tempos nem os santos têm ao certo/A medida da maldade/Há tempos são os jovens que adoecem/Há tempos o encanto está ausente/E há ferrugem nos sorrisos/E só o acaso estende os braços/A quem procura abrigo e proteção./Meu amor, disciplina é liberdade/Compaixão é fortaleza/Ter bondade é ter coragem/Lá em casa tem um poço/mas a água é muito limpa.
Ela me disse que trabalha no correio/E que namora um menino eletricista/Estou pensando em casamento,/Mas não quero me casar./Quem modelou teu rosto?/Quem viu a tua alma entrando?/Quem viu a tua alma entrar?/Quem são teus inimigos?/Quem é de tua cria?/A professora Adélia,/A tia Edilamar/E a tia Esperança./Será que você vai saber/O quanto penso em você com o meu coração?/Quem está agora a teu lado?/Quem para sempre está?/Quem para sempre estará?/Ela me disse que trabalha no correio/E que namora um menino eletricista/As famílias se conhecem bem/E são amigas nesta vida./Será que você vai saber/O quanto penso em você com o meu coração?/A gente quer é um lugar pra gente/A gente quer é de papel passado/Com festa, bolo e brigadeiro/A gente quer um canto sossegado/A gente quer um canto de sossego./Estou pensando em casamento/Mas não posso me casar./Eu sou rapaz direito/E fui escolhido pela menina mais bonita.
Se fiquei esperando meu amor passar/Já me basta que então, eu não sabia/Amar e me via perdido e vivendo em erro/Sem querer me machucar de novo/Por culpa do amor/Mas você e eu podemos namorar./E era simples: ficamos fortes./Quando se aprende a amar/O mundo passa a ser seu/Quando se aprende a amar/O mundo passa a ser seu/Sei rimar romã com travesseiro/Quero a minha nação soberana/Com espaço, nobreza e descanso./Se fiquei esperando meu amor passar/Já me basta que estava então longe de sereno/E fiquei tanto tempo duvidando de mim/Por fazer amor fazer sentido./Começo a ficar livre/Espero. Acho que sim./De olhos fechados não me vejo e,/Você sorriu pra mim/"Cordeiro de Deus que tirai os pecados do mundo,/Tende piedade de nós./Cordeiro de Deus que tirai os pecados do mundo,/Tende piedade de nós./Cordeiro de Deus que tirai os pecados do mundo,/Dai-nos a paz."
Quero me encontrar, mas não sei onde estou/Vem comigo procurar algum lugar mais calmo/Longe dessa confusão e dessa gente que não se respeita/Tenho quase certeza que eu não sou daqui/Acho que gosto de São Paulo/Gosto de São João/Gosto de São Francisco e São Sebastião/E eu gosto de meninos e meninas/Vai ver que é assim mesmo e vai ser assim pra sempre/Vai ficando complicado e ao mesmo tempo diferente/Estou cansado de bater e ninguém abrir/Você me deixou sentindo tanto frio/Não sei mais o que dizer/Te fiz comida, velei teu sono/Fui teu amigo, te levei comigo/E me diz: pra mim o que é que ficou?/Me deixa ver como viver é bom/Não é a vida como está, e sim as coisas como são/Você não quis tentar me ajudar/Então, a culpa é de quem? A culpa é de quem?/Eu canto em português errado/Acho que o imperfeito não participa do passado/Troco as pessoas/Troco os pronomes/Preciso de oxigênio, preciso ter amigos/Preciso ter dinheiro, preciso de carinho/Acho que te amava, agora acho que te odeio/São tudo pequenas coisas e tudo deve passar/Acho que gosto de São Paulo/E gosto de São João/Gosto de São Francisco e São Sebastião/E eu gosto de meninos e meninas
A violência é tão fascinante/E nossas vidas são tão normais/E você passa dia e noite e sempre/Vê apartamentos acesos/Tudo parece ser tão real/Mas você viu esse filme também/Andando nas ruas pensei que podia ouvir/Alguém me chamando, dizendo meu nome/Já estou cheio de me sentir vazio/Meu corpo é quente e estou sentindo frio/Todo mundo sabe e ninguém quer mais saber/Afinal, amar o proximo é tão demodê/Essa justiça desafinada é tão humana e tão errada/Nós assistimos televisão também, qual é a diferença?/Não estatize meus sentimentos pra seu governo/O meu estado é independente/Ô ô ô/Já estou cheio de me sentir vazio/Meu corpo é quente e estou sentindo frio/Todo mundo sabe e ninguém quer mais saber/Afinal, amar o proximo é tão demodê.
Last time I saw Richard was Detroit in 68/And he told me all romantics meet the same fate/Someday, cynical and bitter and boring someone/In some dark cafe/You laugh, he said you think you're immune,/Go look at your eyes/They're full of moon/You like roses and kisses and pretty men to tell you/All those pretty lies, pretty lies/When you gonna realize they're only pretty lies/Only pretty lies, pretty lies/He put a quarter in the wurlitzer, and he pushed/Three buttons and the thing began to whirl/And a waitress came by a fishnet stockings and a bow tie/And she said: "drink up now it's getting on time to close"/Richard, you haven't really changed, I said/That's just now you're romanticizing some pain that's in your head/You've got tombs in your in your eyes, but the songs/You punched are dreaming/Listen, they talk of love so sweet/When you gonna get yourself back on your feet?/Oh and love can be so sweet, love so sweet/Richard got married to a figure skater/And he bought her a dish washer and a coffe percolator/And he drinks at home now most night with the TV on/And all the house lights left up bright/I'm gonna blow this damn candle out/I don't want nobody comin'over to my table/I've got nothing to talk to anybody about/All good dreamers passes this away someday/Hidin' behind bottles in dark cafes/Dark cafes/Only this darkness before/I get my gorgeous wings/And fly away/Only a phase, these dark cafe days.
When the dream came/I held my breath with my eyes closed/I went insane,/Like a smoke ring day/When the wind blows/Now I won't be back till later on/If I do come back at all/Because you know me, and I miss you now./In a strange game/I saw myself as you knew me/When the change came,/And you had the/Chance to see through me/Though the other side is just the same/You can tell my dream is real,/and I love you and I miss you now/Though we rush ahead to save our time/We are only what we feel/And I love you, can you feel it now...? Oyeah/I could be wrong I could be right/I could be wrong I could be right/I could be wrong I could be right/I could be black I could be white/I could be right I could be wrong/I could be white I could be black/The time has come your second skin/The cost so high, the gain so low/Walk through the valley/The written word is a lie/May the road rise with you.../May the road rise with you.../May the road rise with you.../May the road rise with you.../I could be wrong I could be right/I could be black I could be white/The time has come your second skin/The cost so high, the gain so low/Walk through the valley/The written word is a lie/May the road rise with you.../May the road rise with you.../May the road rise with you.../May the road rise with you.../Anger is an energy!!!/Anger is an energy!!!/Anger is an energy!!!/Anger is an energy!!!
Soothe the young man's sweating forehead/Touch the naked stem held hidden there/Safe in such dark hayseed wired nest/Then his light brown eyes are quick/Once touch is what he thought was grip/Tis not his hands those there but mine/And safe,my hands do seek to gain/All knowledge of my master's manly rain/The scented taste that stills my tongue/Is wrong that is set but not undone/His fiery eyes can slash my savage skin/And force all seriousness away/He wades in close waters/Deep sleep alters his senses/I must obey my only rival/He will command our twin revival/The same insane sustain again/(The two of us so close to our own hearts)/I silence and wrote/This awe of coincidence.
O senhor da guerra não gosta de crianças!
 Ei menino branco o que é que você faz aqui/Subindo o morro pra tentar se divertir/Mas já disse que não tem/E você ainda quer mais/Por que você não me deixa em paz?/Desses vinte anos nenhum foi feito pra mim/E agora você quer que eu fique assim igual a você/É mesmo, como vou crescer se nada cresce por aqui?/Quem vai tomar conta dos doentes?/E quando tem chacina de adolescentes/Como é que você se sente?/Em vez de luz tem tiroteio no fim do túnel/Ô, ô Sempre mais do mesmo/Não era isso que você queria ouvir?/Bondade sua me explicar com tanta determinação/Exatamente o que eu sinto, como penso e como sou/Eu realmente não sabia que eu pensava assim/E agora você quer um retrato do país/Mas queimaram o filme, queimaram o filme/E enquanto isso, na enfermaria/Todos os doentes estão cantando sucessos populares/Todos os doentes estão cantando sucessos populares/(E todos os índios foram mortos)
Nas favelas, no senado/Sujeira pra todo lado/Ninguém respeita a constituição/Mas todos acreditam no futuro da nação/Que país é esse?/Que país é esse?/Que país é esse?/No Amazonas, no Araguaia, na Baixada fluminense/No Mato grosso, Minas Gerais e no Nordeste tudo em paz/Na morte eu descanso mas o sangue anda solto/Manchando os papéis, documentos fiéis/Ao descanso do patrão/Que país é esse?/Que país é esse?/Que país é esse?/Que país é esse?/Terceiro Mundo se for/Piada no exterior/Mas o Brasil vai ficar rico/Vamos faturar um milhão/Quando vendermos todas as almas/Dos nossos índios num leilão./Que país é esse?/Que país é esse?/Que país é esse?/Que país é esse?/O Brasil é o País do Futuro!/Geração Coca-cola!
...Quem me dera,ao menos uma vez/Como a mais bela tribo/Dos mais belos índios/Não ser atacado,por ser inocente.../Eu quis o perigo/Até sangrei sozinho/Entenda: Assim pude trazer você de volta pra mim/ Quando descobri, que é sempre só você/Que me entende/Do início ao fim/E é só você que tem a cura/Do meu vício,de sentir essa saudade/Que eu sinto/De tudo o que eu ainda não vi/Nos deram espelhos/E vimos, um mundo doente!/Tentei chorar, e não consegui...
Perdi vinte em vinte e nove amizades/Por conta de uma pedra em minhas mãos/Me embriaguei morrendo vinte e nove vezes/Estou aprendendo a viver sem você/(Já que você não me quer mais)/Passei vinte e nove meses num navio/E vinte e nove dias na prisão/E aos vinte e nove, com o retorno de Saturno/Decidi começar a viver./Quando você deixou de me amar/Aprendi a perdoar/E a pedir perdão./(E vinte e nove anjos me saudaram E tive vinte e nove amigos outra vez).
Às vezes parecia/Que de tanto acreditar/Em tudo que achávamos/Tão certo.../Teríamos o mundo inteiro/E até um pouco mais/Faríamos floresta do deserto/E diamantes de pedaços/De vidro.../Mas percebo agora/Que o teu sorriso/Vem diferente/Quase parecendo te ferir.../Não queria te ver assim/Quero a tua força/Como era antes/O que tens é só teu/E de nada vale fugir/E não sentir mais nada.../Às vezes parecia/Que era só improvisar/E o mundo então seria/Um livro aberto.../Até chegar o dia/Em que tentamos ter demais/Vendendo fácil/O que não tinha preço.../Eu sei é tudo sem sentido/Quero ter alguém/Com quem conversar/Alguém que depois/Não use o que eu disse/Contra mim.../Nada mais vai me ferir/É que eu já me acostumei/Com a estrada errada/Que eu segui/E com a minha própria lei.../Tenho o que ficou/E tenho sorte até demais/Como sei que tens também...
Estou pensando em você/Quero lhe ver/Mas nesse horário você deve estar/Pegando os filhotes no colégio/Depois chegar em casa/Ver o resto de tudo/E quando vem o silêncio/Fumar unzinho e ouvir Coltrane/Não faço mais isso mas entendo muito bem/Adoro os teus cabelos/Adoro a tua voz/Adoro teu estilo/Adoro tua paz de espírito/O encanador te deixou na mão/Tem reunião do condomínio/O telefone não dá linha/E o chuveiro tá dando choque/Tem uma barata voadora no quarto das crianças/E os monstrinhos estão gritando alucinados/Pra eles tudo é diversão/Mas você sabe o que é ter pavor, pavor, pavor/De baratas voadoras/E você diz daquele seu jeito: "- Ai, preciso de um homem!"/E eu digo: "- Ah, Leila, eu também!"/E a gente ri/Você monta suas fotos pra exposição/Promete trabalhar mais com o computador/E terminar seu vídeo até setembro/Ter que pegar o carro no conserto/Ver a conta do banco, cartão, IPTU/Sábado vai ter peixada na Analú/E domingo, cachorro-quente com as crianças na Fernanda/Adoro teu olhar/Adoro tua força/E adoro dizer seu nome: Leila/Ás vezes as coisas são difíceis, minha amiga/Mas você sabe enfrentar a beleza dessa vida/Adoro dizer seu nome/Leila, Leila.
Vamos falar de pesticidas /E de tragédias radioativas/De doenças incuráveis/Vamos falar de sua vida/Preste atenção ao que eles dizem/Ter esperança é hipocrisia/A felicidade é uma mentira/E a mentira é a salvação/Beba desse sangue imundo/E você conseguirá dinheiro/E quando o circo pega fogo/Somos os animais na jaula/Mas você só quer algodão-doce/Não confunda ética com éter/Quando penso em você eu tenho febre/Mas quem sabe um dia eu escrevo/Uma canção pra você/Quem sabe um dia eu escrevo/Uma canção pra você/É complicado estar só/Quem está sozinho que o diga/Quando a tristeza é sempre o ponto de partida/Quanto tudo é solidão/É preciso acreditar num novo dia/Na nossa grande geração perdida/Nos meninos e meninas/Nos trevos de quatro folhas/A escuridão ainda é pior que essa luz cinza/Mas estamos vivos ainda/E quem sabe um dia eu escrevo/Uma canção pra você/Quem sabe um dia eu escrevo/Uma canção pra você/Quem sabe um dia eu escrevo/Uma canção pra você...

 
Letras de Legião Urbana e Renato Russo (trechos por ordem): Mais uma vez, A Via Láctea, Há Tempos, O Descobrimento do Brasil. Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar, Meninos e Meninas, Baader-Meinhof Blues, The Last Time I Saw Richard (Joni Mitchel cover), On the way home/rise (The bathroom springfield e Neil Young,John Lyndon,Nill Laswell Cover), Feedback Song For A Dying Friends, Canção Do Senhor da Guerra, Mais do Mesmo,Que País É Esse?, 1965 (Duas Tribos), Geração Coca-cola, Índios,Vinte e Nove, Andrea Doria, Leila, Natália.

Renato Russo, Dado Vila-Lobos e Marcelo Bonfá
recortes de Diego Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário